Pc

Quake 2 ganhará versão com ray-tracing em junho

A tecnologia das placas de vídeo RTX traz uma grande diferença nos gráficos do game

Por Breno Deolindo 27.05.2019 15H32

Quake 2, clássico shooter de 1997, ganhará uma versão remasterizada com ray-tracing, tecnologia adotada pelas placas de vídeo RTX da Nvidia.

A nova versão será disponibilizada no dia 6 de junho, e as três primeiras fases do jogo serão gratuitas; caso o jogador já possua a versão original de Quake 2, ele terá acesso ao game completo, podendo explorar toda a campanha e multiplayer. No Steam, o título pode ser adquirido por R$ 17,99.

O ray-tracing é utilizado para criar iluminações que sejam mais fidedignas ao mundo real, e parece funcionar muito bem com Quake 2, como mostra o vídeo acima: raios de luz, regiões com água e até mesmo os armamentos possuem diferenças absurdas quando comparadas à versão antiga.

O código fonte da atualização será disponibilizado gratuitamente no GitHub, permitindo que programadores trabalhem em melhorias ainda mais avançadas, ou usem o código para colocar o ray-tracing em mods do jogo original.

Infelizmente, em aspectos de hardware, o preço para ter acesso a toda essa qualidade é bastante alto. A configuração mínima para rodar o game pede uma placa RTX 2060, que passa dos R$ 2 mil. O jogo pede ainda 8 GB de memória RAM e um processador Intel Core i3-3220.