Psychonauts 2, Minecraft e mais: jogos com recursos de acessibilidade
Confira alguns jogos que possuem recursos e opções acessíveis para pessoas com deficiência
Videogames devem ser acessíveis. Muitas empresas têm tido o desafio de tornar seus jogos mais acessíveis, principalmente agora que o meio gamer tem crescido significativamente e estamos cada vez mais perto de tornar a frase “jogos são para todos” realmente verdadeira.
Aqui no Brasil e também globalmente, a Ablegamers atua na causa da inclusão de jogadores com deficiência. Eles defendem que os recursos de acessibilidade devem ser parte integrante do game design, e não tidos apenas como “extras” ou exclusividade de grandes produções.
Pensando nisso, separamos alguns jogos que tem recursos inclusivos aqui:
The Last of Us II
O jogo possui mais de sessenta configurações de acessibilidade, como audiodescrição e controle total do zoom da tela, para facilitar a percepção de detalhes.
Watch Dogs: Legion
Ele possui um recurso de narração, com a possibilidade de controle do idioma dos sons emitidos, além de escolha da tipologia.
Overcooked: All You Can Eat
O game possui legendas com letras ampliadas e ajustes de coloração e os menus também têm tamanhos e cores variados.
Uncharted 4
O jogo foi um dos primeiros a adotar recursos extensivos de acessibilidade para a interface do usuário e jogabilidade. Ele permite que os jogadores personalizem sua experiência de acordo com suas necessidades.
A Blind Legend
Originalmente lançado para Steam e agora disponível no Android e iOS, este é um jogo que não incorpora recursos visuais. Ele pode ser reproduzido inteiramente por meio de som e pede apenas a tela de toque ou entrada do mouse.
Grounded
Mesmo para os que têm alguns medos que os impossibilita de jogar, jogos também podem ser inclusivos. Pensando na aracnofobia de algumas pessoas, a Obsidian Entertainment criou o Arachnophobia Safe Mode Slider, que permite os jogadores editarem as aranhas do jogo para remover as pernas, olhos ou mandíbulas.
Ratchet and Clank: Rift Apart
O game recebeu alguns elogios pela inclusão dos recursos de acessibilidade. A extensa lista, dividida em categorias como jogabilidade, recursos visuais, HUD e outros, permite aos jogadores a oportunidade de selecionar suas preferências de jogo. Os prompts na tela também podem ser redimensionados para deficientes visuais.
Ikenfell
O jogo é básico em questões de comando, mas também conseguiu tornar-se inclusivo: a Happy Ray Games forneceu um alternador semi-automático e automático para o recurso do jogo e também oferece um modo fotossensível que diminui a quantidade de luzes piscando na tela. Além disso, todos os personagens principais são da comunidade LGBTQIA+.
Gear 5
Jogos de tiro em primeira pessoa podem ser especialmente difíceis para algumas pessoas com deficiência. Gear 5 incorporou alguns recursos acessíveis como maior auxílio à mira e controles que podem ser remapeados.
Overland
Jogos com muita legenda podem ser um baita problema para pessoas com dislexia. Em Overland, o desenvolvedor do jogo adicionou o OpenDyslexic nas legendas. Isso torna as legendas mais acessíveis para muitas pessoas por meio de ajustes no estilo, como fundos pesados e letras com formatos diferentes.
Sea of Thieves
O multiplayer de aventura pirata também têm acrescentado recursos de acessibilidade para que todos possam jogá-lo. Os jogadores que enfrentarem bugs relacionados à acessibilidade podem emitir notificações de suporte diretamente para as equipes relevantes que tomaram medidas. E existe também a opção “Always Float in Water” que é para os jogadores que possuem Thalassophobia, medo de águas profundas.
Celeste
Celeste é outro jogo que apoia a acessibilidade: ele possui um modo de assistência que com algumas variáveis que podem ser ajustadas para atender às necessidades de uma variedade de jogadores. Além disso, seus desenvolvedores dizem que reduzir a dificuldade do jogo por motivos de acessibilidade não torna os jogos menos desafiadores, mas dá a quem precisa uma chance de lutar.
Marvel’s Spider Man
Esse jogo é rico em recursos de acessibilidade. O jogo original de 2018 se tornou um dos primeiros jogos AAA a permitir que os Quick Time Events fossem ignorados e também os puzzles. Além disso, ele tem opções para melhorar a sensibilidade do cursor, remapeamento do controlador mais extenso e narração das linhas da Língua de Sinais Americana.
Paradise Killer
Game de investigação de mundo aberto que também têm opções de fontes para disléxicos.
Tell Me Why
Tell Me Why é um jogo baseado em escolhas narrativas que, além de ter opções para disléxicos, ele também foi o primeiro grande projeto a apresentar um protagonista transgênero que também é interpretado por um ator transgênero.
Psychonauts 2
O jogo apresenta um menu focado em acessibilidade chamado de “Recursos de Assistência”, onde você pode ajustar o idioma do texto e usar o idioma escolhido para emparelhar com a UI do sinal de navegação localizada que altera os sinais do jogo. Também é possível alterar as legendas, o brilho e aumentar a legibilidade da fonte.
Minecraft
Um dos games mais populares do mundo, Minecraft também possui diversos recursos de acessibilidade, como navegação e narração acessíveis de menu, bate-papo com conversão de texto em fala, modo de precisão, modo brilhante e mais.
Super Smash Bros. Ultimate
Embora as opções de acessibilidade sejam simples, elas existem. Entre as configurações, o jogo possui representação em imagem de diálogos e sons, pistas visuais, equalizadores de sons, legendas, gerenciamento de vibração de controle, gerenciamento de cores e mais.
L.A Noire
Esse é um jogo antigo, mas foi remasterizado para as plataformas recentes, então também é válido. Quando foi lançado pela primeira vez lá em 2011, ele foi um dos primeiros jogos a ter um recurso de direção automática.
Ghost of Tsushima: Director’s Cut
Essa versão de Ghost of Tsushima trouxe alguns recursos de acessibilidade mostrando o compromisso da Sony com o assunto. Textos de legendas maiores, visibilidade aprimorada, modo de bloqueio, botões direcionais e novos esquemas de controles, além de outros recursos fazem parte do Director’s Cut.
Existe uma diversidade de jogos com opções e recursos inclusivos, o que mostra o comprometimento da indústria no que diz respeito à acessibilidade. É importante que continuemos exigindo das empresas essas opções, afinal: jogos SÃO para todos.