Preview: Flight Simulator 2024 é mais realista e mais videogame
Simulador aposta em trazer mais elementos de games para facilitar aprendizado de novos pilotos
Mesmo para quem não habita muito o mundo dos simuladores, é nítido que títulos como iRacing e Flight Simulator se aproximam demais da vida real. Em Flight Simulator 2024, nova edição da franquia, que foi ressuscitada em 2020, o Team Asobo conseguiu, de alguma forma, ser mais realista ainda.
Esse é apenas um dos pilares escolhidos pelos desenvolvedores para melhorar no simulador. Em apresentação de quase duas horas, que precedeu o teste propriamente dito, uma série de novidades e incrementos foram mostrados para um grupo de jornalistas e criadores de conteúdos.
O realismo tomou boa parte desses cento e tantos minutos, mas outro ponto é essencial para sequer entender onde Asobo e Microsoft estão mirando: Flight Simulator 2024 é, mais do que nunca, um jogo.
Esse ponto é extremamente sensível para usuários e até desenvolvedores. A essência da franquia não está em missões, campanha ou pontuações, e sim em pilotar um avião que se aproxime o máximo possível de sua versão na vida real; dito isso, esses três elementos estão na nova edição do simulador.
Para entender como chegamos aqui, é preciso ter em mente que Flight Simulator 2020 não só revitalizou a franquia nos computadores, que eram sua única casa até então. O lançamento em consoles Xbox e, especialmente, no Game Pass, chamou um público sem precedentes para o simulador, que chegou em 15 milhões de usuários únicos.
Vários desses milhões se depararam com algo que passava longe do intuitivo. Aprender do zero não era nada fácil, e o Team Asobo quer mudar isso: com um modo Carreira que, já na primeira missão, te ensina a tirar um avião do chão e voar com estabilidade, a barreira vai ficar bem mais baixa.
A "campanha", ao menos em seu início, não é nada protocolar; pelo contrário. Uma professora te aconselha e até incentiva pelo rádio enquanto você faz seu primeiro vôo, dando uma sensação reconfortante de tranquilidade.
Uma vez que os básicos estejam dominados, jogadores passam a receber trabalhos dentro do jogo: carregar uma bandeira de propaganda, apagar um incêndio ou resgatar uma pessoa numa estação de esqui estão todos no escopo. Pontuações e placar de líderes vêm junto no pacote, e o mesmo vale para desafios semanais de pouso, corrida e mais.
Mesmo alguns desenvolvedores, em várias entrevistas que fizemos, ficaram relutantes em cravar que Flight Simulator 2024 é um game. Talvez a comunidade "purista" não receba tão bem essa ideia, mas é melhor se acostumar com ela.
A ideia também passa longe de ser algo que vá mudar o núcleo do simulador. O realismo e todos os elementos essenciais seguem lá, e seguem sendo ajustados: as texturas estão 4 mil vezes mais detalhadas; o chão agora reage aos pousos e decolagens, e algumas superfícies passarão a interagir com a aeronave de formas diferentes. Uma superfície rochosa, por exemplo, agora é mais irregular, dificultando ou até impossibilitando um pouso.
Vida selvagem, vegetação mais fiel e o clima que mimetiza o mundo real também estão ali - por sinal, é possível customizar as condições climáticas para o que quiser nesta edição.
Como esperado, tudo sobre Flight Simulator 2024 é aprofundado aos ínfimos detalhes, e essa quantidade gigante de informação começa a ser inviável de se carregar num computador.
Por isso, boa parte do game rodará na nuvem. A versão base pesa apenas 23 GB, menos de um quinto dos 129 GB de FS 2020; mapas, veículos e texturas serão todos carregados em tempo real, deixando o jogo mais leve em questão de armazenamento.
Quando tudo isso funciona em harmonia, é fácil perder noção do tempo nas atitudes. Em meio a infinitos detalhes, simplesmente planar um avião em qualquer direção transmite uma grande paz.
O teste, entretanto, teve suas turbulências. Ironicamente, nesse tipo de evento, as empresas se esforçam para dar a melhor experiência possível aos convidados, mas estávamos em Tusayan, vila do Arizona cuja população não chega a mil habitantes, a quatro horas de qualquer metrópole - em resumo, a internet era ruim, e FS 2024 depende de internet.
Tempos de carregamento foram bem mais longos do que a era dos SSDs nos acostumou a esperar, e mudanças no clima podiam vir com falhas nas texturas. Esse ponto foi abordado em nossas entrevistas, e diretores garantiram que, em conexões mais estáveis, a experiência é mais suave.
Só saberemos a verdade em novembro, quando Flight Simulator 2024 chegar para PC e Xbox Series X|S, mas já é possível cravar que o título é mais do que seu antecessor: mais acessível, mais realista, mais ambicioso e, definitivamente, mais videogame.