Não é segredo nenhum que eu sou muito fã da trilogia Zero Escape. Já joguei os três incontáveis vezes e, toda vez que jogo, aprendo algo novo e presto mais atenção aos detalhes, que são muitos e sempre surpreendentes.

Sempre que possível tento fazer com que meus amigos joguem a trilogia porque considero Zero Escape como uma jóia que não teve seu valor reconhecido como deveria.

E porque você deveria jogá-lo? Primeiro, vamos ao que interessa: vou apresentar os três jogos da trilogia.

999 (Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors)

Originalmente para Nintendo DS e depois com um port para iOS e, atualmente, já disponível para PC via Steam, esse é o primeiro jogo da trilogia criada por Kotaro Uchikoshi. Ele é um visual novel e conta a história de Jumpei, um jovem que acorda misteriosamente em um lugar estranho, que depois percebe ser um quarto de navio. Ele também percebe que está usando um relógio estranho com um visor mostrando o número 5, número esse que também está na porta de saída do quarto.

Após escapar desse quarto, Jumpei encontra com mais 8 pessoas que também estão nesse navio. E juntos eles descobrem que alguém chamado “Zero” os sequestrou e trouxe eles até ali para participarem de um jogo denominado “Nonary Game”. O objetivo do jogo é que os participantes encontrem a saída do navio (a porta com o número 9) antes que ele comece a afundar, o que acontecerá dentro de 9 horas.

O jogo é muito mais profundo do que parece quando contado assim, porque seria necessário horas e horas de leitura pra dar conta de explicar tudo, por isso, só jogando pra entender, de fato.

E para encontrar a porta com o número 9, os participantes precisam entrar em diversas outras portas utilizando o Digital Root (o game vai explicar como funciona) e explorar os locais e resolver puzzles para conseguir encontrar a saída.

Zero Escape: Virtue’s Last Reward

O segundo título da série é, em minha opinião, o melhor de todos os três. Ele não decepciona nenhum pouco o jogador do primeiro título e só instiga ainda mais a curiosidade apresentando personagens complexos e ricos, com uma história sensacional por trás de tudo e muitas amarras à primeira história.

Dessa vez, conhecemos Sigma, que acorda em um galpão com mais 8 pessoas. Recepcionado por um novo “Zero”, dessa vez uma IA em formato de um simpático coelho que se chama Zero, The Third, o grupo é forçado a jogar o Nonary Game.

Dessa vez, foi adicionado ao game algumas mecânicas diferentes e uma delas é baseada no Dilema do Prisioneiro. Os jogadores são organizados em 3 trios, com um par de um lado e um participante solo de outro para cada grupo. Eles participam então de uma votação, em que o par escolhe, cada um, se vai se aliar (Ally) ou trair (Betray) a outra parte do grupo.

Zero Escape: Time Dilemma

Terceiro e - infelizmente - último jogo da franquia, Time Dilemma também entrega uma experiência ótima para os jogadores, apesar de não ser meu favorito. Não ter jogado qualquer um dos jogos anteriores é requisito aqui, então você pode escolher como quer começar sua aventura pela franquia, inclusive.

Ele traz para as telinhas alguns personagens já conhecidos dos jogos anteriores (mas, como eu mencionei, não se preocupe se não tiver jogado os outros antes porque o jogo sempre dá um contexto dos personagens e não deixa ninguém sem apresentação), e também alguns personagens inéditos que são apresentados durante o acontecimento desse jogo.

Dessa vez, o jogo é um pouco diferente: os personagens foram levados para algum ponto em Nevada para testes sobre o comportamento humano em lugares fechados. Ele também é considerado o mais “brutal” dos três jogos da franquia.

Depois de devidamente apresentados, a pergunta que fica é: porque vocês deveriam jogar Zero Escape? Abaixo, listo alguns porquês:

Puzzles excelentes para quem gosta de enigmas

Zero Escape: Zero Time Dilemma on Steam

Alguns mais fáceis, alguns mais difíceis, alguns que provavelmente vão levar um bom tempo pra serem resolvidos. O que não falta em toda a trilogia Zero Escape são puzzles para manter o jogador ocupado e pensando durante a gameplay. Resolvê-los vai, por vezes, dar respostas satisfatórias sobre algo e você vai se ver muito realizado ao terminá-los.

Você provavelmente vai aprender algo novo

Zero Force Central: Análise [13] - Zero Escape: Virtue's Last Reward -  Salvando o impossível

A história da trilogia é uma das mais bem contadas e escritas que eu já joguei - e isso, é claro, é minha opinião - mas a real é que os jogos sempre foram muito bem falados pela história sensacional que contam. E, durante o jogo, você vai encontrar diversas teorias filosóficas, físicas, de comportamento e até mesmo de conspiração para aprender um pouco mais sobre.

Personagens bem desenvolvidos

Have You Played... Zero Escape: The Nonary Games? | Rock Paper Shotgun

Como eu já mencionei, a história dos jogos é sensacional e isso nos leva, consequentemente, à seus personagens, que são incríveis igualmente. Todos eles são muito bem desenvolvidos - mesmo os que aparecem pouco - e principalmente os protagonistas. Com histórias bem amarradas e satisfatórias.

Jogue vários caminhos sem precisar começar o jogo do zero

A flowchart from Zero Time Dilemma on the 3DS. As fun and chilling as the  dialogue and prose of the Zero Escape series is, it all … | Drop earrings,  My style, Style

Muitos visual novels são conhecidos por terem diversos ‘caminhos/finais’, mas é uma chatice precisar jogar ele inteiro novamente só pra ter que mudar uma ou outra coisa, certo? Nos jogos de Zero Escape, as cenas são mapeadas pelo gráfico FLOW, então você não precisa voltar o caminho todo do início porque pode pular direto para o flow que achar melhor. E, além disso, também é possível avançar rapidamente os textos que você já leu ou cenas que já assistiu.

Vai explodir sua cabeça!

Zero Escape: The Nonary Games no Steam

Voltamos, novamente, para o ponto sensacional dos jogos: a história. E ela provavelmente vai explodir toda a sua cabeça de tanto pensar e, quando você chegar no final dos três jogos, vai lembrar do ‘eu te avisei’ e ver todas as peças se encaixando e vendo o quão bem planejado foi.

Lembrando que todos os três jogos estão disponíveis para Playstation 4 e PC, além de Nintendo DS e Playstation Vita.