NFTs foram banidos do Steam por 'fraude descontrolada'
Gabe Newell explicou motivo por trás da decisão
Gabe Newell decidiu explicar por que NFTs foram banidos do Steam. A plataforma da Valve já não permite games com tecnologia blockchain há algum tempo e isso se deve, ao que tudo indica, ao fato de que as fraudes estavam "fora de controle", nas palavras do presidente da empresa.
LEIA MAIS
Em entrevista ao Rock Paper Shotgun, Newell reiterou que é importante ver a tecnologia NFT e usuários mal intencionados como coisas separadas. Os conceitos de propriedade digital e universos compartilhados estão longe de ser algo negativo na opinião dele. Contudo, o co-fundador da Valve acredita que o potencial de atitudes ruins pesa mais do que o de possíveis experiências positivas.
"As pessoas desse espaço, entretanto, tendem a se envolver em muitas atividades criminosas e muitos comportamentos complicados", disse Newell. "Então, é muito mais sobre os envolvidos do que sobre a tecnologia em si."
Ele também disse que a grande maioria das transações de criptomoedas no Steam eram fraudulentas. Embora a fraude não seja algo que possa ser completamente eliminado, o ideal é que os casos de fraude representem apenas uma pequena porcentagem das transações totais. E, aparentemente, isso não era o que estava acontecendo.
Jogos que aparecem quando digitamos NFT no Steam.
Valve.O fenômeno dos NFTs despertou uma série de discussões. Até mesmo algumas das principais empresas da indústria deram indícios de que entrariam nesse mercado, o que despertou críticas duras por parte de outros estúdios.
Dentre os estúdios mais conhecidos, a Konami, por exemplo, chegou a vender uma coleção de NFTs de Castlevania por US$160 mil. A Platinum, por outro lado, criticou essa inclinação positiva no sentido dos NFTs, dizendo que isso não trazia "impacto positivo" algum.
Pelo menos no Steam, parece que os NFTs, de fato, eram um péssimo negócio.