Funcionários da NetEase destroem estátua de WoW a marteladas
Protesto foi transmitido ao vivo nas redes sociais
A NetEase deixou explícito que não quer mais relações com a Activision Blizzard. Nesta quinta-feira (19), funcionários do conglomerado chinês destruíram a marteladas uma estátua de World of Warcraft que ficava em frente ao escritório da Blizzard em Xangai. O protesto acontece logo após o anúncio de que a desenvolvedora americana procura por outra distribuidora na China.
A NetEase era responsável pela operação local da Blizzard há quatorze anos. Com o encerramento do contrato em 24 de janeiro, todos os jogos da Blizzard – incluindo Overwatch 2, Hearthstone e o próprio World of Warcraft – ficarão fora do ar na China até que a desenvolvedora escolha uma nova representante.
De acordo com o South China Morning Post (via Eurogamer), o time da NetEase que atendia a Blizzard começou a ser dissolvido no final de 2022, quando a empresa americana comunicou suas intenções.
Aparentemente, as demissões motivaram o protesto realizado nesta quinta-feira (19), que foi transmitido nas redes sociais para 30 mil pessoas, segundo o site WoWHead.
Por mais que a destruição da estátua tenha sido feita pelos funcionários, a NetEase deixou seu envolvimento no protesto claro ao oferecer uma bebida temática àqueles que participaram do protesto– o “Chá Verde Blizzard”.
Aparentemente, “chá verde” é considerado um xingamento no país, pois se refere a uma pessoa manipuladora que parece boa, mas não é. Aparentemente, a bebida também está sendo oferecida na cafeteria da NetEase.
Do outro lado da disputa, a Blizzard acusa a NetEase pelo fim do contrato, afirmando que ofereceu uma extensão de seis meses de duração – o qual o conglomerado chinês teria recusado.
LEIA MAIS
- Microsoft fará corte de 10 mil funcionários
- Devs de Halo Infinite criticam "liderança incompetente" após demissões
- Jogadores abrem processo nos EUA para barrar compra da Activision pela Microsoft
A NetEase foi responsável por Diablo Immortal, jogo mobile que foi duramente criticado por suas mecânicas de financiamento.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!