Mass Effect 5 deve ser desenvolvido na Unreal Engine
A BioWare está colocando todas as possibilidades na mesa
A BioWare pode estar considerando o desenvolvimento do próximo Mass Effect através do Unreal Engine, deixando para trás o Frostbite, o motor de jogo que a EA utilizou em Mass Effect: Andromeda.
A notícia foi avançada pelo site GamesBeat, que reparou numa oferta de emprego listada no site da EA, que procura um diretor técnico para a franquia de Mass Effect. Na listagem, pode-se ler que os candidatos devem ter experiência com o Unreal Engine 4.
É claro que isso, por si só, não afirma que o estúdio vá deixar para trás o Frostbite, seu motor de jogos, mas o site também cita várias fontes próximas do desenvolvimento do jogo, que alegam que “está tudo em cima da mesa, no que diz respeito à tecnologia de um novo Mass Effect”.
A BioWare concluiu os três primeiros jogos da franquia Mass Effect no Unreal Engine 3. Para o Mass Effect: Andromeda, a BioWare mudou para o Frostbite, motor de jogo da EA, que o desenvolvedor DICE criou originalmente para seus jogos de tiro em campo de batalha.
Mas Mass Effect - e Anthem, da BioWare - perderam algo nesta transição de Unreal para Frostbite, e isso ficou aparente devido algumas reclamações às animações dos personagens e bugs visuais. Enquanto uma boate no Mass Effect original teria dezenas de personagens dançantes, os personagens de Anthem permaneceriam imóveis até que você se aproximasse deles.
Para a EA, o uso do Frostbite é certamente um apelo para economizar dinheiro, já que ela é dona da tecnologia, então não teria que fazer nenhum acordo de licenciamento com empresas externas.
O novo Mass Effect foi originalmente anunciado em 2020, durante o The Game Awards, através de um vídeo curtíssimo. Até agora, mais nenhuma informação foi revelada, além da notícia de que o jogo está sendo desenvolvido por uma equipe de veteranos com experiência.