Nintendo   Xbox   Playstation   Apple   Android   Mobile   Pc

This War of Mine e mais: Jogos que nos ensinam sobre guerras

O mundo dos conflitos fora de Call of Duty e Battlefield

Por Diego Lima 24.02.2022 18H12

Muitos jogos abordam a guerra por diferentes perspectivas. Há aqueles que nos colocam em conflitos armados apenas para que possamos atirar em inimigos, como Call of Duty e Battlefield, e outros focados em nos ensinar algo mais realista sobre os problemas causados pela guerra, como This War of Mine.

LEIA MAIS

Na lista abaixo, o The Enemy traz cinco jogos que cumprem muito bem essa função de tratar da guerra de uma maneira menos espetaculosa e mais densa. Sinta-se à vontade para deixar ainda mais sugestões na sessão de comentários.

This War of Mine

Sim, vamos começar com uma escolha bem óbvia. Em This War of Mine, jogadores não controlam os soldados, mas, sim, os civis, que são as pessoas que mais sofrem.

O objetivo não é derrotar inimigos ou realizar feitos heróicos. Devemos apenas sobreviver reunindo recursos e criando o que quer que seja para garantir algum conforto e segurança.

Temos de escolher entre roubar de quem também está na pior ou enfrentar lugares cheios de homens armados, por exemplo, além de sermos obrigados a tomar muitas outras decisões difíceis. É uma experiência bastante singular.

This War of Mine está disponível para consoles PlayStation, Xbox, Nintendo Switch, PC, Android e iOS.

Specs Ops: The Line

No controle de um soldado que vai até uma versão destruída de Dubai, jogadores serão surpreendidos com uma jornada que, a princípio, parece servir apenas para atirarmos em inimigos, mas inclui uma série de comentários a respeito dos efeitos psicológicos que a guerra deixa nos indivíduos.

Em vez de simplesmente tratar o Ocidente como o lado correto em absolutamente qualquer conflito, Specs Ops: The Line lida com questões como soberania de países pobres e outros debates bem mais complexos.

Specs Ops: The Line está disponível para PC e consoles Xbox. Não encontrei o jogo na PS Store do PS4 e do PS5.

Valiant Hearts: The Great War

Não seja enganado pelo visual de desenho animado. Valiant Hearts: The Great War mostra como a guerra pode destruir a vida de pessoas que, na verdade, sequer possuem uma posição concreta sobre certos conflitos.

O que é um inimigo pela perspectiva de um soldado? Até que ponto enfrentar outros seres humanos em nome de um país é sensato? Quantas das pessoas que estão na guerra acham realmente importante estar ali? Na busca por promoção, até que ponto certos líderes estão dispostos a tratar soldados como degraus em busca de algo egoísta?

Valiant Hearts: The Great War está disponível para consoles PlayStation, Xbox, Nintendo Switch, PC, Android e iOS.

Papers, Please

Situado em uma região fictícia durante a Guerra Fria, o jogo Papers, Please nos coloca no papel de um profissional responsável por aprovar ou negar a entrada de refugiados em um país.

Todo tipo de pessoa tenta entrar na parte de Grestin controlada por Arstotzka, mas você é o responsável por identificar possíveis espiões, terroristas e tudo mais. No processo... Digamos que você pode acabar se conhecendo um pouco melhor.

Afinal, mudar a vida das pessoas para melhor ou pior com uma simples aprovação ou reprovação pode fazer com que você enxergue determinadas questões de maneira preocupantemente fria e desumana.

Papers, Please está disponível para PC, Android e iOS.

Fallout

É verdade que, de forma geral, os jogos da série Fallout tendem a tratar tudo de maneira mais tranquila do que séria.

Contudo, é fato que podemos aprender muito sobre uma possibilidade de um mundo pós-guerra nuclear na série da Bethesda.

Se você estiver disposto a encarar longos RPGs, dê uma chance para a franquia e viva realidades distópicas nas quais uma guerra destruiu tudo e nós precisamos nos adaptar.

Jogos da série Fallout estão disponíveis em todas as plataformas.