Jogos da série Final Fantasy podem chegar ao PC junto dos consoles
Diretor de Final Fantasy XVI disse que, no futuro, jogos da franquia podem ter lançamentos simultâneos
O diretor de Final Fantasy XVI, Hiroshi Takai, admite que futuros jogos da icônica franquia japonesa de RPGs podem ser simultaneamente lançados no PC e nos consoles. Entretanto, embora o executivo afirme que ele enxergue uma boa chance de isso acontecer, a decisão final é sempre do time responsável pelo desenvolvimento do título.
A afirmação veio em uma entrevista concedida por Takai ao GamesRadar, onde o diretor tocou no lançamento de Final Fantasy XVI no PC: embora os gamers adeptos do “teclado e mouse” estejam próximos de receber o jogo em setembro, a versão para consoles já está entre nós desde junho de 2023.
LEIA TAMBÉM
-
Final Fantasy XVI: Dublador de Clive vestido de Tifa não é alucinação
-
Hogwarts Legacy, Zelda Totk e mais; os jogos mais concluídos em 2023
"Considerando nossos resultados, eu acho que o tempo que dedicamos na otimização do jogo para o PC foi bem investido”, disse Takai, afirmando que, mesmo depois de um ano separando as duas versões, a chegada de Final Fantasy XVI no PC parece promissora para a publisher Square Enix.
A empresa, aliás, enfrentou problemas financeiros recentes: em seu mais recente relatório contábil, a Square Enix anunciou um prejuízo de US$ 160 milhões (R$ 877,73 milhões) em “abandono de projetos” – uma série de projetos que a publisher decidiu cancelar em prol de uma abordagem mais conservadora.
Por “conservadora”, entenda “vamos pensar bem antes de lançar uma IP nova e vamos focar nas marcas que já estabelecemos”: a decisão veio após as vendas de jogos registrarem mais uma queda, após o ano fiscal anterior. As vendas líquidas gerais da empresa caíram 18,4% ano a ano no trimestre mais recente, mesmo com o lançamento de Final Fantasy 7 Rebirth, que chegou em fevereiro ao PS5.
Alguns analistas especularam que o lançamento de Rebirth apenas no PlayStation 5 pode ter reduzido o potencial de vendas do jogo – um dos mais aguardados do ano, vale citar. Olhando por esse ponto de vista, é fácil presumir que o potencial lançamento simultâneo em consoles e PCs seja uma estratégia para ampliar o desempenho comercial dos jogos da empresa.