Pc

Jogos da série Final Fantasy podem chegar ao PC junto dos consoles

Diretor de Final Fantasy XVI disse que, no futuro, jogos da franquia podem ter lançamentos simultâneos

Por Rafael Arbulu 20.08.2024 16H06

O diretor de Final Fantasy XVI, Hiroshi Takai, admite que futuros jogos da icônica franquia japonesa de RPGs podem ser simultaneamente lançados no PC e nos consoles. Entretanto, embora o executivo afirme que ele enxergue uma boa chance de isso acontecer, a decisão final é sempre do time responsável pelo desenvolvimento do título.

A afirmação veio em uma entrevista concedida por Takai ao GamesRadar, onde o diretor tocou no lançamento de Final Fantasy XVI no PC: embora os gamers adeptos do “teclado e mouse” estejam próximos de receber o jogo em setembro, a versão para consoles já está entre nós desde junho de 2023.

LEIA TAMBÉM

Crédito: Square Enix/Reprodução

"Considerando nossos resultados, eu acho que o tempo que dedicamos na otimização do jogo para o PC foi bem investido”, disse Takai, afirmando que, mesmo depois de um ano separando as duas versões, a chegada de Final Fantasy XVI no PC parece promissora para a publisher Square Enix.

A empresa, aliás, enfrentou problemas financeiros recentes: em seu mais recente relatório contábil, a Square Enix anunciou um prejuízo de US$ 160 milhões (R$ 877,73 milhões) em “abandono de projetos” – uma série de projetos que a publisher decidiu cancelar em prol de uma abordagem mais conservadora.

Por “conservadora”, entenda “vamos pensar bem antes de lançar uma IP nova e vamos focar nas marcas que já estabelecemos”: a decisão veio após as vendas de jogos registrarem mais uma queda, após o ano fiscal anterior. As vendas líquidas gerais da empresa caíram 18,4% ano a ano no trimestre mais recente, mesmo com o lançamento de Final Fantasy 7 Rebirth, que chegou em fevereiro ao PS5.

Alguns analistas especularam que o lançamento de Rebirth apenas no PlayStation 5 pode ter reduzido o potencial de vendas do jogo – um dos mais aguardados do ano, vale citar. Olhando por esse ponto de vista, é fácil presumir que o potencial lançamento simultâneo em consoles e PCs seja uma estratégia para ampliar o desempenho comercial dos jogos da empresa.