Jogamos: Star Renegades traz combate tático desafiador com turnos dinâmicos
Com animações incríveis em pixelart, jogo é inspirado em clássicos JRPGs e traz batalhas organizadas em uma linha do tempo
Não importa se estamos falando de um épico de fantasia medieval ou de uma aventura distópica de ficção científica, RPGs em turnos raramente fogem de estrutura tradicional de colocar um personagem agindo após o outro em ordem definida.
Há pequenas variações: alguns jogos intercalam ações do jogador com a de personagens inimigos; outros colocam todos personagens do mesmo time em turnos agrupados.
Ainda assim, o legado deixado por RPGs de mesa, responsáveis por estabelecer grande parte das regras adotadas por jogos do gênero, costuma reforçar essa mesma estrutura básica até hoje.
Por conta disso, é sempre empolgante encontrar RPGs que vão além e experimentam com fórmulas diferentes de turno, subvertendo regras clássicas para implementar esse recurso tão manjado de uma forma não-tradicional. É mais empolgante ainda quando essas experimentações dão certo.
Star Renegades é um desses casos. Desenvolvido pela produtora independente Massive Damage, de Halcyon 6, o RPG tático descarta turnos clássicos para adotar um combate guiado por uma “linha do tempo” – um sistema desafiador e reativo que exige atenção do jogador e que o The Enemy pode conferir em uma demo beta a qual teve acesso.
Star Renegades acompanha a história de Wynn Syphex, combatente que usa uma espécie de exo armadura robótica e que lidera um grupo rebelde em uma revolução interplanetária através de múltiplas linhas do tempo em uma luta contra um império autoritário maligno.
É um roteiro futurista de ficção científica que pesa a mão no lado Star Wars da força em alguns momentos da trama (espere até pisar na "cantina" ou ver o quão Han Solo é o Nodo Kalthoris, o "sabotador" do grupo), mas que logo conquista quando aliados às animações impecáveis em pixelart dos cenários e dos personagem de cair o queixo durante as cenas de combate.
Mas Star Renegades brilha de fato quando jogador entra em ação para enfrentar as tropas e mechs gigantes do Imperium, deixando o overworld com missões geradas proceduralmente para atrás para embarcar em nas janelas de combate em um plano 2.5D, ao melhor estilo JRPG.
O destaque fica por conta da linha do tempo na parte superior da tela de combate, que organiza os ícones de heróis e de adversários de acordo com a ordem que cada ação acontecerá no turno.
A barra de tempo é dinâmica, e mostra a mudanças em tempo real conforme o jogador escolhe quais habilidades usar – ataques leves, por exemplo, dão menos danos, mas costumam acontecer no começo do turno, enquanto ataques pesados ficam para o final.
O turno de fato só se desenrola depois que o jogador escolheu todas as ações de seus personagens – com exceção de habilidades instantâneas.
Essa não é a primeira vez que vemos um sistema como esse sendo usado para tornar um combate em turnos mas dinâmico – John Wick Hex, da Bithell Games, é outro exemplo recente de jogo que emprega uma linha do tempo para dar o tom de sua ação.
Em Star Renegades, no entanto, o foco é outro: enquanto John Wick Hex usa passagem do tempo para simular a ação fluida dos filmes estrelados por Keanu Reeves, o RPG da
Massive Damage usa o sistema como uma ferramenta tática, que o jogador usa para planejar como usar os recursos que tem a disposição da forma mais eficiente possível ao longo de um turno.
Isso porque, ao melhor estilo Into the Breach, Star Renegades sempre revela ao jogador qual a ação que seus inimigos vão executar e quando ela vai acontecer logo no começo do turno. A partir daí, a linha do tempo vira uma espécie de guia a partir da qual o jogador deve organizar seus personagens para reagir da melhor forma possível às ações dos inimigos.
Nessa dança de ação e reação, o jogador tem outro trunfo – bem familiar para jogadores de Octopath Traveler, por exemplo –: ao atacar um inimigo antes que ele realize sua ação, o jogador ganha um acerto crítico. Esses ataques críticos têm diversos bônus, é claro, incluindo a possibilidades de “quebrar” um adversário, empurrando sua ação para o final do turno ou até anulando o ataque do inimigo completamente.
Com uma sucessão de críticos, é possível garantir que todos seus personagens ataquem antes dos inimigos, além de causar um dano maior e receber bônus consideráveis. Há, no entanto, algumas variáveis que complicam a situação.
Além de uma barra de vida, personagens contam com armadura e escudos que recebem dano de formas diferentes. Inimigos também possuem resistências e fraquezas próprias que precisam ser levadas em consideração na hora do ataque. Por fim, ataques contam ainda com características diversas (como ataques leves, normais, pesados, e de dano em área, por exemplo), e cada um deles tem um timing próprio e se comporta de um jeito diferente.
Tudo isso faz do combate de Star Renegades um xadrez complexo, que exige que o jogador considere diferente cenários antes de bater o martelo e deixar o turno desenrolar. Mas a sensação de ter executado um turno perfeito, quando todos seus personagens saem ilesos e os adversários caem antes mesmo de terem a chance de atacar, é excelente.
Para completar o baile, Star Renegades integra elementos de rogue-lite que prometem dar ainda mais diversidade à campanha do jogo, incluindo um sistema de “adversários inteligentes”. Similar ao sistema de nemesis de Terra-média: Sombras de Mordor, o game da Massive Damage gera inimigos e chefes únicos que evoluem e que prometem ser uma pedra no sapato do jogador ao longo da história.
Diferente de adversários genéricos, inimigos inteligentes contam com personalidades e características próprias, como fraquezas e resistências, e podem enfrentar o jogador múltiplas vezes. A cada vitória, o inimigo pode ser promovido dentro das fileiras do Imperium e se tornar ainda mais forte. Por outro lado, derrotar um destes adversários em combate pode render recompensas raras ou épicas.
Todos esses antagonistas especiais podem ser visualizados em uma tela que mostra os oficiais do Imperium em frente à líder da organização, MOTHER, para que o jogador possa sempre checar quantos adversários já eliminou e quem ainda falta enfrentar.
Ao mesmo tempo que desenvolve relações contra seus inimigos, o jogador também poderá criar laços entre os personagens de sua própria equipe.
Ao explorar o maravilhoso mundo animado de Star Renegades, o jogador fará pequenas pausas entre os combates para acampar, quando os personagens do seu grupo poderão usar habilidades especiais para ajudar uns aos outros, recuperando vida, armadura ou dando bônus aos companheiros de equipe nos combates seguintes.
Enquanto usam essas habilidades e compartilham histórias em uma fogueira, os personagens também vão estreitando os laços de amizade com seus camaradas rebeldes, garantindo novos bônus em combate ou até liberando ataques especiais em conjunto.
As cenas, aliás, também são ótimas oportunidades para aproximar o jogador das figuras carismáticos de Star Renegades, que inclui figuras como um robô fundamentalista religioso além do já citado sabotador hansolesco, e dá ainda mais vontade conhecer os personagens lindamente animados e explorar os cenários detalhados e caprichados criados pela Massive Damage.
Star Renegades chega em 08 de setembro ao PC. O jogo também será lançado para PlayStation 4, Xbox One e Switch, mas ainda não tem data confirmada nestas plataformas.