Nintendo   Xbox   Playstation   Pc

Jogamos: Hogwarts Legacy é uma das grandes promessas de 2023

Saiba nossas primeiras impressões do aguardado RPG de Harry Potter

Por Helena Nogueira 25.01.2023 11H00

Hogwarts Legacy promete ser um dos grandes sucessos dos games em 2023. A convite da Warner Bros. Games, o The Enemy esteve entre os primeiros a testar o jogo no PS5, comprovando que o RPG de Harry Potter encanta com visuais de tirar o fôlego, jogabilidade familiar e intuitiva e combate viciante -- elementos que devem agradar uma grande massa de jogadores.

Criador de personagens

O teste, realizado em uma build que não corresponde à versão final do jogo, teve início com o criador de personagens que, no geral, não é tão complexo quanto o imaginado. Em relação a outros modelos mais recentes do recurso, como o de Elden Ring, Hogwarts Legacy se resume a oferecer uma série de pré-disposições para rostos e aparências no geral. 

Apesar disso, as pré-disposições contemplam uma série de etnias, cores de pele e tipos de cabelo – oferecendo escolhas inclusivas aos jogadores, inclusive em relação a gênero. Os jogadores poderão criar seus próprios alunos trans de Hogwarts, alterando o tom de voz entre masculino e feminino, independente do corpo. 

Também é possível escolher livremente entre dormir no dormitório feminino ou masculino, algo que também define o pronome pelo qual os outros se referem a você – um recurso significativo para todos os fãs que não concordam com o posicionamento transfóbico de J.K. Rowling e, acima de tudo, para a inclusão de jogadores trans nos games.

Reprodução: Warner Bros/Avalanche

Por outro lado, o fato que o jogo oferece apenas dois pronomes significa que pessoas não-binárias não foram contempladas. Isso mostra que, infelizmente, para Hogwarts Legacy, a inclusão teve limite. 

Mundo aberto

Reprodução: Warner Bros/Avalanche

Uma das coisas que mais chamam a atenção em Hogwarts Legacy é quão bonito o jogo está no PS5. Os cenários enchem os olhos com visuais de tirar o fôlego, encantando pelo nível de detalhamento e pelo uso do ray tracing. 

O mundo aberto fora de Hogwarts promete ser recheado de atividades e missões, que poderão ser intercaladas com as aulas. Colecionáveis, como páginas do Guia de Campo e ingredientes como cristais e cogumelos, estão espalhados pelos cenários, podendo ser usados para o crafting de feitiços e poções. 

Reprodução: Warner Bros/Avalanche

Feitiços podem ser usados para interagir com o mundo, como revelar coisas escondidas com Revelio ou consertar pontes caídas com Reparo. Para se esgueirar por acampamentos inimigos, a solução furtiva de Hogwarts Legacy é o feitiço Desilusão que, similar à capa de invisibilidade, torna o jogador invisível. 

Se as coisas derem errado, é possível sacar sua vassoura e voar pelo mundo aberto – uma experiência fantástica e de tirar o fôlego.  

Reprodução: Warner Bros/Avalanche

O mundo de Hogwarts Legacy é gigantesco e interconectado, dispensando telas de carregamento entre os cenários – ao menos, com o SSD do PS5, claro. Explorar a Hogwarts de Hogwarts Legacy é uma experiência familiar para aqueles que cresceram com os filmes, livros e até os games. 

Referências ao mundo de Harry Potter

Reprodução: Warner Bros/Avalanche

O mundo criado pela Avalanche parece ser inspirado principalmente nas locações vistas no cinema, como a cabana de Hagrid, a ponte suspensa na lateral do castelo, a casa de barcos e o campo de quadribol – por mais que o esporte não esteja presente no jogo

Foi uma grata surpresa perceber aspectos antes restritos aos livros, como a cozinha do Castelo, que foi mencionada por um NPC. Há até mesmo elementos que remetem aos jogos antigos, como as estátuas de Hipogrifo, os cadeados de Alohomora nas portas e até Pirraça, o fantasma que adora perturbar os alunos. 

Reprodução: Warner Bros/Avalanche

Hogwarts Legacy oferece uma experiência que, no geral, encanta – mas o que realmente surpreende é o combate. 

Combate

Reprodução: Warner Bros/Avalanche

As batalhas bruxas são simplesmente viciantes. Unindo elementos como o sentido aranha de Marvel’s Spider-Man, que avisa o jogador quando está prestes a ser atingido, o combate de Hogwarts Legacy é, ao mesmo tempo, dominado por ideias novas – o suficiente para transmitir a sensação de ser algo fresco e novo.  

Os controles são intuitivos, de forma que pegar o ritmo de batalha não demorou muito. Os jogadores têm à disposição um arsenal de feitiços das mais diferentes naturezas, que podem ser combinados em combos.

Reprodução: Warner Bros/Avalanche

É possível incendiar inimigos, levitá-los e até acertá-los com um trovão poderoso. O teste incluiu até mesmo uma Maldição Imperdoável: Crúcio, que paralisa o adversário em uma animação de agonia por alguns minutos. 

É de fato meio estranho batalhar com tanta violência no Mundo Bruxo, mas nada menos do que divertido. 

Uma experiência promissora

Reprodução: Warner Bros/Avalanche

Em poucas palavras, a experiência de Hogwarts Legacy parece familiar. O jogo une uma série de recursos vistos anteriormente, como o sistema de gazua de Skyrim. Porém, tudo é envelopado com muito primor e entregue com novas soluções criativas, oferecendo uma jogabilidade promissora que tem tudo para agradar, e com sobra, uma grande massa de jogadores.  

Porém, a escolha da palavra “familiar” também denota o mosaico de elementos do Mundo Bruxo reunido para criar o mundo do jogo. Para quem cresceu com a franquia, é como experimentar uma sensação prazerosa – que, frustrantemente, é acompanhada do gosto amargo causado pelo posicionamento irracional da autora dos livros.

LEIA MAIS

Hogwarts Legacy será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC em 10 de fevereiro. Ainda este ano, o RPG também chega para PS4 e Xbox One em 4 de abril e em 25 de julho para Nintendo Switch.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!