Andrew Wilson, CEO da EA, comentou que a empresa pretende focar em desenvolvimento com inteligência artificial. Na verdade, o executivo declarou que "a IA é o cerno do nosso negócio".
Wilson comentou que, atualmente, a EA possui mais de 100 projetos de IA em atividade, que auxiliam no desenvolvimento de jogos. As declarações foram registradas em um evento com acionistas e investidores, realizado anualmente pela EA.
Wilson disse ainda que "essa tecnologia notável não é meramente uma palavra da moda para nós". Segundo o executivo, a IA vem para "fazer o que fazemos hoje mais rápido, mais barato e com maior qualidade".
- EA diz que seus desenvolvedores querem usar IA para fazer jogos
- EA Sports FC 25 terá mudanças impactantes com uso de IA, diz site
- EA vê IA generativa como oportunidade de melhorar monetização
Ainda assim, o executivo, aparentemente, não pretende substituir seus funcionários humanos por IA, ou ao menos não por completo. A ideia é que a IA possa "dar às nossas equipes criativas uma tela exponencialmente maior sobre a qual criar".
Laura Miele, presidente da EA Entertainment and Technology, também falou sobre o tópico. Ela disse que a EA lida com um bilhão de processos envolvendo IA diariamente, enquanto as ferramentas de IA potencializam recursos do jogo para ter uma experiência mais estável. Títulos como The Sims e Apex Legends estão entre alguns dos que utilizam IA em seus recursos.
Vale lembrar que, em julho, quando revelou EA Sports FC 25 ao mundo, a EA já havia elogiado a tecnologia e afirmado que o novo game utiliza IA de forma pesada. Há, no mínimo, duas grandes mudanças para a edição deste ano do game que escancaram o uso de IA: o FC IQ, que reimagina totalmente o modo em que as táticas são aplicadas dentro de campo, e o sistema chamado de Cranium, que dá rostos muito mais precisos a jogadores que não foram escaneados pelo time de desenvolvimento, evitando faces genéricas.
Idealizado pelo brasileiro Thomas Caleffi, o IQ atribui funções e familiaridades a milhares de jogadores no game. “Um dos motivos que continuamos falando sobre IA é porque nós queremos continuar melhorando nosso uso dela, porque basicamente é o futuro, nós sabemos disso. Não é fácil colocar todas as features no jogo usando IA, temos um time de avanço que pesquisa tecnologias e recursos difíceis de se implementar em um ano, e continuamos a investir alto nisso. Você definitivamente vai nos ver mantendo um grande investimento nisso”, explicou Rivera ao The Enemy, na ocasião.