Half-Life: Fãs trabalham em Demake de Black Mesa
Black Mesa, por sua vez, é um Remake de Half-Life…o que torna tudo muito confuso
Lançado oficialmente em 2015, Black Mesa é um Remake de Half-Life criado por modders da comunidade, que adicionaram novos conteúdos, aprimoramentos e gráficos reformulados. Passados alguns anos, agora um grupo de fãs trabalha em um Demake…do Remake. Pode parecer confuso, mas Black Mesa: Classic é um projeto ambicioso que quer trazer Black Mesa de volta aos gráficos retrô da engine GoldScr, a mesma do original de 1998.
LEIA MAIS
- Half-Life 2 no Switch? Veja como modders jogam no console da Nintendo
- Assista a 1 hora do spin-off cancelado da franquia Half-Life
- Half-Life 2: Remaster com bênção da Valve pode existir
De acordo com o site PC Gamer, Black Mesa: Classic está em desenvolvimento desde 2019. Contudo, o projeto recebeu nova visibilidade com o lançamento da primeira demo jogável na última segunda-feira (4).
A demo precisou ser tirada do ar devido a um problema inesperado, mas o time da Lambda Team, responsável pelo projeto, prometeu que está trabalhando para disponibilizá-la novamente assim que possível.
No site do projeto, o Lambda Team diz que o intuito do demake é "repaginar Half-Life no motor gráfico original, adicionando mais realismo e imersão, tornando-o mais agradável e proporcionando vida longa ao GoldSrc". Black Mesa: Classic também está sendo criado com diversos recursos de otimização para que Half-Life seja mais acessível e jogável em qualquer PC, independente das especificações de hardware.
Considerando o trabalho investido na criação de Black Mesa, que ficou cerca de 14 anos em produção, é interessante ver a dedicação da equipe de fãs para trazer o projeto de volta para a engine original de Half-Life. Por exemplo, em Black Mesa a área final do game foi reformulada do zero, e reproduzir isso no motor gráfico original com certeza não será uma tarefa fácil. O projeto com certeza é ambicioso, mas…Sempre será um pouco confuso de se explicar.