GTA 6: greve dos atores isenta este e games feitos até setembro de 23
Alguns jogos não serão afetados
A greve dos atores dos games já começou, como noticiamos ontem, seguindo um relato do Kotaku. Agora, o mesmo Kotaku esclarece que alguns jogos não serão afetados pela ação trabalhista, entre eles GTA 6.
De acordo com um porta-voz das empresas envolvidas na greve, jogos que iniciarem seu desenvolvimento até setembro de 2023 não serão afetados pela paralisação. Isso inclui GTA 6 e muitos outros que ainda serão lançados pelos próximos meses.
LEIA MAIS
- Sindicato de atores pode fazer greve por uso de IA em games
- EA vê IA generativa como oportunidade de melhorar monetização
- Take-Two, de GTA 6, demonstra interesse em diálogos gerados por IA
Um comunicado emitido pelo sindicato dos atores nos EUA, o SAG-AFTRA, indica que profissionais que estejam em contrato assinado e diário pode trabalhar normalmente em games que estejam em produção desde antes da data mencionada. Porém, em solidariedade aos colegas de profissão, eles são instruídos a não assinarem novos contratos, enquanto a greve estiver em andamento.
A greve, contudo, afeta todo e qualquer outro jogo que iniciou sua produção após setembro de 2023 e também jogos do tipo "Live service", como Fortnite e Apex Legends. Contudo, o quadro pode mudar de figura se a greve durar mais de 60 dias. A partir daí, as regras da paralisação podem mudar, de acordo com a negociações.
Com a greve, sindicato e atores buscam por melhores condições de trabalho e proteção contra roubo de propriedade por meio de inteligência artificial.