God of War pode esconder resposta para mistério de Ragnarök

Seria uma dica de quem vai causar o fim do mundo?

Por Helena Nogueira 18.10.2022 20H00

Lançado em 2018, God of War foi responsável por introduzir Kratos ao complexo panteão da mitologia nórdica. Sendo assim, o jogo contém inúmeras referências a Odin, Thor e outras figuras míticas. Contudo, um detalhe específico, presente em um dos Santuários de Jötnar, pode esconder a resposta para um mistério importante de Ragnarök, sequência que chega em novembro. 

Os Santuários de Jötnar são uma espécie de mural esculpido em madeira que Kratos e Atreus encontram durante sua jornada pelos Nove Reinos. Os painéis foram criados pelos Jötnar e retratam histórias e profecias relacionadas ao gigantes – e, não à toa, Atreus consegue lê-las.  

Reprodução: Santa Monica Studio

Interagir com os Santuários faz com que os personagens comentem sobre a história retratada, o que proporciona aprofundamento na mitologia nórdica de God of War

Em específico, o primeiro mural encontrado no jogo retrata os lobos gigantes Sköll e Hati e, mais para frente na história, Mimir e Atreus trocam uma conversa interessante sobre ele – a qual pode indicar acontecimentos importantes no próximo jogo. 

Reprodução: Santa Monica Studio

No diálogo, Mimir conta ao filho de Kratos que Sköll e Hati são filhos de Fenrir – o lobo gigante que, segundo as profecias, será responsável pela morte de Odin. Sendo assim, o deus nórdico captura os filhotes e os mantém presos, como forma de ter controle sob seu inimigo. 

Em certo ponto, o sol e a lua se tornaram rebeldes e pararam no céu, e Odin escolhe liberar Sköll e Hati para perseguirem os dois astros. A perseguição constante dos lobos causa o passar dos dias e das noites. Contudo, uma profecia diz que, caso um deles alcance o sol e a lua, o Ragnarök – o fim do mundo – terá início.

Reprodução: Santa Monica

Diante desse fato, Atreus pergunta a Mimir: “Mas se o Ragnarök representa o fim de Odin, por que ele libertou os lobos?”. 

O deus sábio responde: “Essa é precisamente a pergunta, garoto. É sobre ter controle. Os lobos determinam quando Ragnarök começa, e agora ele [Odin] tem controle dos lobos. Uma batalha realizada nesse cronograma é uma batalha que ele tem mais chances de vencer”. 

Reprodução: Santa Monica Studio

Relembrar que, mesmo no mundo de God of War, os lobos Sköll e Hati serão aqueles que causarão Ragnarök traz um novo interessante sentido para o trailer de história da sequência, publicado no último mês de setembro. 

No vídeo, dois lobos gigantes – possivelmente, Sköll e Hati – aparecem ao lado de Kratos e Atreus. A sequência termina com o garoto atirando uma flecha em direção ao sol, e é possível que ele tenha feito isso com intuito de ajudar os lobos a, enfim, alcançarem o astro. 

Sendo assim, será que Kratos e Atreus se unirão aos lobos gigantes para propositalmente causarem o fim do mundo? Essa seria, de fato, a forma mais efetiva de derrotar Odin, e é possível que tal ato de provocação acabe terminando em uma batalha épica entre o deus nórdico o Kratos. 

Além disso, o fato de Kratos e Atreus se unirem aos lobos faz sentido. Afinal, na mitologia nórdica, Sköll e Hati são filhos de Fenrir e netos de Loki – que, no mundo de God of War, é Atreus. Ainda não sabemos se no universo do jogo eles terão algum parentesco, já que o filho de Kratos ainda é adolescente. Ainda sim, seria motivo suficiente para eles unirem forças. 

Reprodução: Santa Monica Studio

No mais, sabendo que a Santa Monica fez alterações na mitologia nórdica para melhor adaptar à narrativa dos jogos, há um detalhe interessante na última fala de Mimir sobre o Santuário de Jötnir. 

Ele menciona que, mesmo livres, Sköll e Hati de alguma forma ainda estão no controle de Odin no universo do jogo , algo que o coloca o deus nórdico em posição de vantagem. Isso pode indicar que, mesmo pensando que estão no controle da situação ao se unir aos lobos, Kratos e Atreus podem se ver surpreendidos e superados pelo vilão em algum momento do próximo game. . 

Reprodução: Santa Monica Studio

Para conferir o santuário por si próprio – e, quem sabe, encontrar mais algum detalhe oculto  na ilustração esculpida –, ela pode ser encontrada logo no início de God of War. 

Conforme explorar a floresta em busca do cervo, você passará por duas grandes portas azuis e, em seguida, atirará o machado para segurar um portão e conseguir sair. Siga pela lateral esquerda da área até ver uma corrente. Basta subir nela para encontrar o santuário.

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God of War Ragnarök chega em 9 de novembro para PS4 e PS5. Já God of War (2018) está disponível para PS4, PS5 e PC. 


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