Xbox   Playstation   Windows   Pc

Final Fantasy XIV: Dawntrail terá ‘melhorias gráficas graduais’, diz Square Enix

Jogadores sinalizaram problemas na exibição de texturas e ambientes no MMORPG da japonesa

Por Rafael Arbulu 07.08.2024 18H33

Cerca de um mês após o seu lançamento, a expansão “Dawntrail” de Final Fantasy XIV recebeu inúmeras reclamações dos fãs, que reclamaram de inconsistências gráficas no novo conteúdo do jogo online. Com base nisso, a japonesa Square Enix prometeu que fará atualizações de melhoria com base no feedback de seus jogadores.

A publisher japonesa lançou Dawntrail no dia 2 de julho, meros dias após ela também ter liberado uma ferramenta de benchmark que comparava os gráficos do novo conteúdo com a expansão anterior – “Endwalker”. Essa ferramenta também usava essas informações para determinar se os PCs dos usuários que a utilizaram seria ou não apto a rodar o novo material.

LEIA MAIS

No entanto, a resposta da comunidade não foi das melhores, com alguns jogadores mais técnicos reclamando de problemas relacionados às texturas da pele e dos cabelos de algumas das raças presentes no jogo. Respondendo a uma postagem de um fã em seu fórum oficial, a Square Enix agradeceu as informações passadas e prometeu melhorias graduais ainda neste mês de agosto.

Nós gostaríamos de agradecer a todos pelo feedback relacionado à atualização gráfica”, disse o usuário “Aimerot”, um dos responsáveis pela gestão de comunidade na Square Enix. “Estamos no processo de trabalhar em um update baseado no material que vocês nos ofereceram, bem como nos preparando para compartilhar detalhes de nosso plano de ação. Conforme tudo isso vai passando pelas nossas inspeções finais, esperamos fazer um anúncio sobre isso no final de agosto.

Square Enix/Divulgação

Mesmo com falhas, Dawntrail já é recordista

Originalmente anunciado em julho de 2023, Final Fantasy XIV: Dawntrail é a expansão mais recente do longevo MMORPG da Square Enix. Um ano depois, o conteúdo chegou ao PC (Windows e macOS), PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X/S, com direito a recorde histórico da franquia batido em menos de uma semana.

O enredo da expansão leva os jogadores ao continente de Tural, uma terra bastante ampla cuja criação tirou inspiração da América Latina e do extremo leste da Ásia. Além disso, Dawntrail introduziu dois novos jobs para os usuários escolherem: Viper (um guerreiro que equipado com uma adaga em cada mão, bem parecido com o Rogue de Dragon Age) e Pictomancer (uma espécie de mago cujas habilidades giram em torno de cores e pinturas).

Nessa nova terra e com essas novas habilidades, a missão do jogador é vencer uma competição que culmina na descoberta de uma supostamente mitológica cidade feita de ouro – uma clara alusão à lenda de “El Dorado”, originada durante a colonização espanhola no continente latinoamericano.

Foi em Dawntrail que a Square Enix prometeu uma “reformulação gráfica” de todo o jogo, afirmando que Final Fantasy XIV teria maior detalhamento nos ambientes, personagens e movimentos de golpes e magias – as reclamações mais recentes no fórum oficial são relacionadas a isso, já que esse “detalhamento” aparentemente trouxe problemas que a publisher japonesa deve resolver ao final deste mês.

Vale citar que, ao contrário de outros jogos tradicionais, Final Fantasy XIV é um MMORPG mantido por assinatura mensal - ou seja, além de comprar "o jogo", você também terá que pagar pelo seu uso todo mês: oficialmente, o valor é cobrado em dólares por meio de cartão de crédito internacional, mas quem assina o jogo pela Steam ou compra cartões pré-pagos na PlayStation Network ou Xbox (via Game Pass) conseguem debitar o valor direto de seus saldos nas carteiras virtuais das lojas correspondentes, para citar um exemplo.