Xbox   Playstation   Pc

"Foi criativo, foi libertador": Nolan North e Troy Baker falam sobre Dirt 5

Dupla conversou sobre o processo diferente e improvisacional de trabalhar no modo carreira de novo jogo de corrida

Por Victor Ferreira 03.11.2020 10H32

Nolan North e Troy Baker são provavelmente as duas vozes masculinas mais reconhecidas no mundo dos games, tendo interpretado dezenas após dezenas de papéis diferentes nos mais diversos tipos de jogos durante a última década.

Com um currículo que traz desde jogos multimilionários como a série Uncharted e The Last of Us até projetos de nicho como Catherine, os dois contam com uma experiência vasta na indústria, e a este ponto parecem não ver muitas surpresas.

"É estúpido! Se um ator conseguir um desses tipos de papéis, isso é uma vitória, e eu tive a sorte de ganhar vários deles", disse Troy Baker em entrevista coletiva envolvendo The Enemy. "Por isso o que procuro agora é 'O que é algo que eu não fiz? O que pode me desafiar?'

Sendo assim, é curioso que, ao que parece, um dos projetos que os deixou mais animados e interessados em trabalhar juntos novamente é... um jogo de corrida.

Mais especificamente, o modo carreira de Dirt 5, novo jogo da popular franquia de rally da Codemasters, em que North interpreta o antagonista do jogo, Bruno Durand, e Baker seu rival e mentor do jogador, Alex "AJ" Janicek.

"Eu fiz muitos jogos, e o jeito de eles criarem isso foi diferente de qualquer um em que eu trabalhei", disse North. "Havia toda a história deste personagem que eu estudei, e depois improvisamos em um formato de entrevistas em podcast. Exatamente como estamos fazendo aqui, mas eu não sou Nolan North, eu sou Bruno Durand."

Durante a campanha, enquanto o jogador prossegue com suas corridas e eventos, ele poderá ouvir atualizações por meio de um podcast apresentado pelos youtuber do Donut Media, que não só dão informações como entrevistam os personagens - em particular, AJ e Buno.

"O conteúdo do podcast para mim é um jeito tão incrível de informar - porque há um monte de informação que temos que comunicar ao jogador sobre quem são essas pessoas, e também sobre a corrida que acabou de acontecer, ou a que está por vir", comentou Baker. "E ao invés de cair na tentação de dar uma de George Lucas e colocar um texto gigante como prólogo do jogo - ou pior, um monólogo interno -, nós fizemos uma narrativização."

O que tornou o processo tão especial para a dupla, porém, foi a forma com que estas entrevistas e conversas foram conduzidas: ao invés de seguir à risca um roteiro ou algo do tipo, North e Baker tiveram oportunidade de improvisar suas falas e levar o papo da sua maneira, ainda com base no que a Codemasters criou para ambos os personagens.

interessante a oportunidade que a Codemasters me deu de criar este personagem com base em dossiê gigante do passado de Bruno e falar: 'OK, estudamos isso, vamos nos ater a isso. O diretor e roteirista está logo ali e estamos prontos para te ajudar se tiver perguntas'", disse North. "E depois nossos podcasters entram e tratam como uma entrevista, e você finge ser outra pessoa."

"'Aqui está nosso roteiro. Se tiverem um jeito melhor de comunicar isso, vamos confiar em vocês'", relembra Baker. "Isso é muita confiança, e tanto eu quanto Nolan entendemos e reconhecemos isso, e tratamos com o mesmo respeito que eles nos deram."

"Foi criativo, foi divertido, foi libertador", explicou North. "É excitante andar na corda-bamba quando você improvisa. É tipo quando você começa a contar uma mentira para alguém e continua mentindo", seguiu, rindo.

"É basicamente isso o que um ator faz. Ele te engana pelo tempo que você acreditar e é pago para isso. Um trabalho estranho", brincou North.

Parceria

Dirt 5 é apenas a última de diversas parcerias dentro e fora dos jogos entre os dois, com projetos que vão desde Uncharted 4 até o canal Retro Replay.

O que parece ter sido particularmente especial, neste caso, foi a oportunidade que o estilo mais livre e improvisacional de trabalhar deu aos dois de trabalhar a criatividade e a naturalidade destes dois rivais de corrida.

"Você não pode pedir por um parceiro de dança melhor", declarou Baker. "Nolan vem para uma sessão de gravação e ele sempre está pronto para dançar."

"Eu tenho que dar crédito ao Troy", diz North, "por passar meu nome para a Codemasters e eles toparem. Eu e ele temos muitas experiências juntos."

Baker, em particular, destacou como a relação de trabalho anterior entre os dois ajudou a tornar seus personagens mais vivos.

"Nolan e eu nos conhecíamos tão bem que dava para saber quando ele ia desviar para eu avançar, quando ele ia abaixar para eu atacar, ser capaz de se movimentar desta forma, e o jeito com que eles construíram os momentos entre estes dois personagens nos permitiu a conversar um com o outro organicamente", disse o ator.

"Há um momento específico em que é uma conversa real entre duas pessoas", continuou, "e não rolou algo do tipo: 'OK, você fala isso. Agora vá para a fala 59 e falem um para o outro...' - não, foi Nolan e Troy, como Bruno e AJ, conversando um com o outro sobre estas coisas, e foi incrível. Foi uma sensação orgânica."

North, por sua vez, também dá destaque especial ao trabalho de criação de Bruno e sua rivalidade com AJ, chegando a compará-los com Messi e Cristiano Ronaldo e ressaltar e defender seu papel como antagonista.

"Eu gosto de fazer personagem que tenham este tipo de profundidade. Bruno é um antagonista, mas não o vilão", declarou. "Há uma humanidade em Bruno."

Dirt 5 sai em 6 de novembro para PC, PS4 e Xbox One, e terá versões para PS5 e Xbox Series X/S.