Diablo 4 terá microtransações e promete: "Nada garante vantagem de jogo"
Diário de desenvolvimento explica como irá funcionar passe de batalha e frisa que microtransações não darão benefícios diretos no jogo
De acordo com Kegan Clark, Diretor de Produto de Diablo IV, jogo contará com passe de temporada e microtransações, mas itens adquiridos dessa forma são apenas cosméticos, sem qualquer vantagem no jogo, diferente de Diablo Immortal.
Leia mais
- Diablo 4: Necromancer é a última classe do jogo
- Diablo Immortal: Jogador gasta R$ 520 mil e quebra o matchmaking
- Diablo Immortal: Diretor discute com streamer no Twitter após críticas
O jogo mobile da franquia prometia microtransações que não ofereceriam benefícios, contudo, a alegação era restrita a ganho direto de itens. Todo o design de Diablo Immortal dependia de progressões extremamente bloqueadas caso o jogador não gastasse dinheiro real. O endgame de Immortal é, praticamente, um caça-niqueis e progressão máxima tem potencial para custar milhares de dólares.
Assim como na maioria dos jogos com algum caráter de serviço, Diablo IV irá incluir sistema de monetização interna, com microtransações e passe de temporada. No entanto, Clark tranquilizou os jogadores em sua explicação sobre como isso irá funcionar no novo jogo.
O sistema será praticamente o mesmo de jogos como Fortnite e Halo Infinite, com uma categoria gratuita e uma paga, que pode ser adquirida a qualquer momento da temporada. Além dos itens cosméticos, o passe irá conceder moeda que pode ser utilizada para adquirir outras personalizações, mas nenhuma delas oferecendo benefícios.
A ideia do passe é que os jogadores que optarem por gastar mais dinheiro, o façam por que querem, e não por sentirem que precisam para aproveitar Diablo IV em sua plenitude. Por outro lado, ao menos uma vantagem será concedida. O passe de temporada premium acelera o ganho de experiência. Apesar de não ser o pior dos cenários, o tradicional sistema de ladder onde jogadores disputam quem atinge primeiro os níveis mais altos de dificuldade ficará comprometido caso não haja uma separação entre jogadores com passe gratuito e premium.