Demissões na Activision Blizzard: veja repercussão na indústria de games
Estúdios e desenvolvedores se mobilizam para oferecer vagas de emprego aos demitidos da Activision Blizzard
Na esteira das demissões em massa que afetaram mais de 700 funcionários da Activision Blizzard, dezenas de desenvolvedores e estúdios da indústria de games se manifestaram na noite desta terça-feira (12) em apoio aos afetados.
Entre as mensagens postadas através de redes sociais, o destaque fica por conta da hashtag #gamejobs, que voltou a crescer para a divulgação de vagas para aqueles que perderam seus empregos hoje.
Entre os desenvolvedores que se manifestaram está Ed Boon, cocriador da série Mortal Kombat, que reagiu com ironia ao fato de que Call of Duty: Black Ops 4 foi o jogo mais vendido do ano para consoles, mas ainda ficou abaixo das expectativas da Activision Blizzard.
Cory Barlog, diretor de God Of War, também se manifestou sobre os cortes, lamentando o episódio e destacando as vagas abertas no estúdio Sony Santa Monica.
"É uma coisa terrível ouvir sobre as pessoas que foram demitidas hoje da Activision/ Blizzard. Por favor, entre em contato conosco e com todas as pessoas da indústria que estão postando hoje!", escreveu Barlog.
Will Maiden, designer sênior da Avalanche Studios, desejou "o melhor" a todos que estão passando por essa "baboseira" da Activision Blizzard, além de também deixar a mensagem de que a Avalanche têm vagas abertas.
Harvey Smith, diretor da série Dishonored, da Arkane Studios, também postou uma mensagem em apoio a aqueles que "enfrentam a ansiedade e a instabilidade das demissões", ressaltando que o estúdio é mais um em busca de talentos.
"Além disso, por favor, reconsiderem dizer: 'Ufa, não foram posições de desenvolvimento de games'", escreveu, em referência ao fato de que cortes foram feitos em diferentes áreas, não só em desenvolvimento.
Na onda de divulgação de vagas, Ben Jones, diretor criativo da ZeniMax Online Studios, de Elder Scrolls Online, afirmou que o estúdio está em busca de talentos e pode ser contactado pelos afetados pelas demissões.
"Feliz em discutir as oportunidades para @ZenimaxCareers com qualquer pessoa afetada pelas demissões de hoje na Activision Blizzard. Há tantas coisas boas acontecendo aqui no próximo ano, e apenas algumas delas estão listadas em nosso site", escreveu.
Roteirista de Star Wars: Battlefront II, da DICE, Mitch Dyer divulgou um ampla lista contendo vagas de dezenas de estúdios de games não só nos Estados Unidos, mas também em países como Suécia, Reino Unido, França e Polônia.
Além do compilado de vagas, alguns estúdios se manifestaram individualmente sobre as demissões, citando nominalmente o episódio, como a Turtle Rock Studios, ou apenas postando vagas após os cortes foram anunciados, como a Gearbox e DICE.
"Lamentamos muito saber sobre as pessoas afetadas pelas demissões da #Activision #Blizzard hoje", escreveu a Turtle Rock. "Temos algumas posições em aberto e estamos procurando adicionar muito mais em um futuro próximo para nos ajudar com nosso novo projeto".