Review: Mini Motorways chega com charme e estilo no PC
Após ficar “preso” por dois anos no Apple Arcade, jogo está no Steam
Lançado originalmente para Apple Arcade em 2019, Mini Motorways é o segundo jogo da Dinosaur Polo Club, um estúdio de desenvolvimento no qual os seus desenvolvedores certamente devem amar urbanismo e deslocamento nas cidades.
Assim como Mini Metro, a ideia desse quebra-cabeça urbanístico é simples: você deve criar um caminho para ligar as residências com os prédios da mesma cor e tendo como pano de fundo uma das grandes metrópoles do mundo. A ideia é que você crie trajetos rápidos para que seu cidadão não fique preso a maior parte do dia atrás do volante.
Para concluir sua tarefa você precisará gerenciar seus escassos recursos para vencer as dificuldades impostas pela geografia. Você contará com peças que vão desde ruas, passando por pontes, rotatórias e vias expressas para fazer com que seus cidadãos não percam o horário de trabalho.
Porém, conforme a cidade vai crescendo e as vias vão se interligando, os desafios ficam mais complexos. Será que naquele cruzamento é melhor colocar um semáforo ou uma rotatória? Será que vale a pena colocar uma via expressa para levar de um ponto a outro da cidade, ou contornar todo o perímetro com uma avenida dedicada?
Mini Motorways é um jogo no qual estratégias precisas precisam ser otimizadas para que a cidade não vire um inferno urbano. E o mais interessante é que isso é feito com uma simplicidade ímpar e que poucos jogos conseguem trazer para o seu game design.
As partidas duram até 20 minutos, o que é ótimo para quem é fã de SimCity ou City Skylines, mas que quer diversão instantânea.
Seu visual é inspirado em mapas de turismo estilizados e vai se desenhando diante de seus olhos. Você vai reconhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro, o tráfego pesado de Osaka ou as freeways de Los Angeles. E mesmo se não conhecer, não tem problema, afinal é você quem está fazendo o planejamento urbano da cidade.
Seus recursos são escassos e não dá para planejar a cidade perfeita. Sempre vai faltar um recurso ou outro – e você vai ter que aprender a lidar com isso. A cada semana que se passa no jogo você ganha mais peças de ruas para ligar as residências com o trabalho, além de algumas peças especiais como os semáforos, rotatórias e vias expressas.
Saber construir isso de forma inteligente e eficaz é o que faz de Mini Motorways um jogo saboroso para ser consumido tanto nos desafios diários ou apenas em uma “relaxante” aventura de 20 minutos.
Assim como seu gráfico extremamente minimalista, Mini Motorways tem uma trilha sonora procedural que vai se encorpando conforme a cidade vai crescendo e mais carros estão se deslocando nas ruas e avenidas da sua cidade.
Quem domina as artes de construir uma cidade funcional vai se divertir ao ver as centenas de carrinhos correndo de um lado para o outro da cidade, levando as suas vidas como bem entender.
Se existe uma crítica, talvez seja a forma com a qual a Dinosaur Polo Club encara a expansão urbanística e a vida na cidade. Eu gostaria muito que meus “mini cidadãos” fizessem um pouco mais do que ir e voltar para o trabalho. Mas talvez isso seja uma crítica social mais elaborada para dizer que a gente precisa fazer mais coisas do que apenas pensar em trabalho...