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Review: Capcom Fighting Collection vai além da nostalgia

Prepare-se para relembrar jogos incríveis e se apaixonar pelos que não conhecia

Por Diego Lima 21.06.2022 12H00

É sempre bom entrar de cabeça em uma coletânea e ser surpreendido com uma experiência completamente inédita. Jogadores do Ocidente que não viveram o auge dos fliperamas, inevitavelmente, sentirão isso ao jogar Capcom Fighting Collection, que traz diferentes títulos de luta da empresa.

Como foi na coletânea de Street Fighter, Capcom Fighting Collection inclui diferentes opções visuais para que jogadores consigam personalizar a experiência tanto quanto possível até encontrarem uma opção ideal. Os filtros, assim como as imagens de canto (que existem para se adequar as margens de televisões atuais), são suficientemente variados e devem atender a todos os gostos. 

Reprodução: Capcom

Não faltam, também, melhorias no que se chama, normalmente, de qualidade de vida: há opções para mapeamento dos botões, quick save e ajuste de dificuldade dos oponentes, por exemplo. Isso pode ser fundamental para quem quer tentar entrar no mundo dos jogos de luta da Capcom, mas sempre sente certa frustração ao perder facilmente para a máquina. Todas essas adições se aplicam a todos os jogos da compilação, assim como as mais do que bem-vindas opções de treinar contra chefes e contra personagens comuns, além da inclusão de partidas online casuais e ranqueadas. 

Pela perspectiva de transportar a experiência dos jogos clássicos para a realidade contemporânea, a Capcom fez um trabalho maravilhoso. Poder jogar em rede contra oponentes de outros lugares remove a barreira de nos limitarmos a jogar esses clássicos apenas contra oponentes controlados pela máquina ou amigos dispostos a voltarem no tempo para algumas partidas pessoalmente. A humanidade precisava de um ranking de Super Gem Fighter Mini Mix, sem dúvida alguma.

Reprodução: Capcom

Antes de prosseguirmos, confira a lista completa dos jogos que integram a coletânea: 

  • The Night Warriors
  • Night Warriors: Darkstalker’s Revenge
  • Vampire Savior: The Lord of Vampire
  • Vampire Hunter 2: Darkstalker’s Revenge
  • Vampire Savior 2: The Lord de Vampire.
  • Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition
  • Super Puzzle Fighter II Turbo
  • Super Gem Fighter Mini Mix
  • Cyberbots: Full Metal Madness
Reprodução: Capcom

Sim. Darkstalkers ocupa 5 das 10 posições na lista. É bastante coisa, de fato, e isso pode parecer frustrante para os desavisados que esperavam uma coletânea com Marvel vs. Capcom ou mesmo Capcom vs. SNK, por exemplo. O foco está, nitidamente, nos jogos mais "simples" da empresa... Principalmente, a série Darkstalkers. 

Foi difícil não achar meio repetitivo testar todos os jogos e, em tantos deles, ver a Morrigan como lutadora mais famosa. Por um lado, é legal ter tantas opções de uma mesma série disponível para conhecermos a fundo uma franquia aparentemente importante para a história da própria Capcom. Por outro, é difícil não se perguntar se não valia incluir pelo menos mais dois títulos de séries diferentes. 

Reprodução: Capcom

Mesmo que o fator "novidade" se aplique ao fato de que todos os jogos da série Darkstalkers nunca estiveram disponíveis em um mesmo lugar fora do Japão, continuam sendo jogos de uma única franquia, com mecânicas bem semelhantes entre um jogo e outro, além de um elenco de personagens não tão memorável ou interessante assim. Se a aposta da empresa for no valor nostálgico, pode até fazer sentido. Agora, como uma pessoa que não tem lá tanta familiaridade com Darkstalkers, não me vi tão motivado a investir nos cinco jogos. Apenas um deles já seria o bastante. 

Meu relativo descontentamento com a alta quantidade de jogos da série Darkstalkers também é motivado pelo fato de que amei ter jogado, pela primeira vez, dois títulos de que nem sequer eu havia ouvido falar: Red Earth (o grande destaque inédito da coletânea, que nunca esteve disponível fora dos arcades) e Cyberbots: Fullmetal Madness. 

Reprodução: Capcom

Red Earth, diferente da maior parte dos jogos de luta dos anos 1990, tem uma história contada de maneira bastante didática. Você escolhe um personagem, acompanha alguns quadrinhos do início da jornada dele, enfrenta inimigos que não são personagens jogáveis em uma sequência que é específica para cada personagem e chega ao final da história de cada um deles. Confesso que nunca havia conhecido qualquer outro jogo da época com uma proposta similar, cheio de ilustrações e textos entre lutas, além de um sistema de nível com bônus elementais. É algo original e, honestamente, muito bom. Fico surpreso que não tenha sido relançado mais cedo. 

Cyberbots, por outro lado, talvez já seja um jogo conhecido por muitos jogadores, mas foi uma grata surpresa, no meu caso. Escolher o piloto, escolher o modelo de robô gigante e sair no braço contra a máquina é muito mais fascinante do que parece. A vontade, naturalmente, é de testar todas as combinações de piloto e máquina possíveis, e estou quase chegando lá. 

Reprodução: Capcom

Foi nesse game, inclusive, que usei, pela primeira vez, um comando da coletânea que também se aplica a todos os outros jogos. No controle do PS5, embora eu estivesse jogando a versão de PC, os botões superiores esquerdos (L1 e L2) faziam golpes especiais automáticos. Então, em vez de fazer uma meia lua e apertar soco forte, por exemplo, bastava apertar L2 para soltar um Hadouken ou o especial de outro personagem com a barra especial. O mesmo vale para o L1, que só não usa a barra.

Essa simplificação do combate, nitidamente, foi pensada para jogadores novatos. Tanto que só fui aproveitar, de fato, essa mudança quando estava em um jogo que não conhecia. Ao voltar para Street Fighter 2, entretanto, percebi que alguns combos só são viáveis mesmo fazendo manualmente. Os facilitadores de especiais ajudam, mas nada que possa ser comparado à precisão do uso das habilidades especiais no manual. 

Reprodução: Capcom

Não bastassem todas as excelentes adições e melhorias de qualidade de vida, Capcom Fighting Collection inclui ainda um museu com artes e músicas das franquias apresentadas, o que pode não parecer grande coisa para fãs menos entusiasmados, mas faz muita diferença para quem gosta de estudar ou simplesmente quer ter acesso a conteúdos que não pôde ver em outros momentos. 

Reprodução: Capcom

Com muito mais acertos do que erros, Capcom Fighting Collection faz o que poucas outras coletâneas realmente conseguem fazer: satisfaz os jogadores que sentem alguma nostalgia com os títulos em questão e, ao mesmo tempo, apresenta títulos com verdadeiro potencial de capturar a atenção do fã de jogos de luta. Cyberbots e Red Earth foram "promovidos", na minha cabeça, de jogos desconhecidos para dois games que tenho orgulho de ter jogado, por exemplo. 

Que venham mais compilações como essa.

 

Nota do crítico