Criador de Five Nights at Freddy’s anuncia aposentadoria
Depois de ser cancelado e criticado por polêmicas políticas, Scott Cawthon anuncia aposentadoria
Scott Cawthon, criador da popular série de games de terror Five Nights At Freddy’s anunciou sua aposentadoria do desenvolvimento de jogos. Em comunicado, ele disse que continuará a fazer jogos como hobby e para seus filhos, e que estará entregando a franquia para outro desenvolvedor.
Em seu site pessoal, Cawthon escreveu “tive uma carreira abençoada, gratificante e rica. Tenho recebido grande gentileza e tenho tentado mostrar grande gentileza em troca. Eu tentei fazer alguns bons jogos (deixem que debatam), e testemunhei a criação da base de fãs possivelmente mais criativa e talentosa do planeta, mas aqui no sétimo aniversário do trailer do primeiro jogo, quando percebo que estava com 30 anos quando criei a série e agora estou chegando aos 40, sinto falta de muitas coisas que eu conseguia fazer antes que FNAF se tornasse um sucesso. (...) Tudo isso para dizer que estou me aposentando. Tive um grande amor e apoio na última semana, muito do qual veio da comunidade LGBTQIA+. A gentileza demonstrada por mim foi surreal”.
A decisão aconteceu no aniversário de sete anos do trailer de estreia do primeiro título da saga, mas também após ele ter se envolvido em uma polêmica depois de apoiar financeiramente políticos republicanos, incluindo Mitch McConnell, líder do Partido Republicano no senado federal e até mesmo o ex-presidente Donald Trump. As doações totalizaram mais de US$42.000 e foram feitas exclusivamente para legisladores e políticos republicanos e foram publicadas no Reddit e no Twitter quando aconteceram, levando a comunidade a criticar Cawthon por apoiar publicamente figuras políticas consideradas racistas e anti-LGBTQIA+.
Cawthon comentou que debatou muito sobre a melhor forma de resolver o assunto e pensou, sim, em não abordar nada, mas que a comunidade de fãs de seu jogo conta com tantos LGBTs e não abordar o assunto não seria uma opção. Ele se defendeu das críticas em um post no Reddit que dizia que apenas exerceu seu direito e dever como cidadão americano de votar e apoiar os candidatos que considerou que poderiam melhor governar o país para todos. Ele também enfatizou que os candidatos que receberam as verbas incluem “homens, mulheres, brancos, negros, republicanos e democratas”.
A respeito da doação para o então atual presidente Donald Trump, ainda em 2020, Cawthon disse que “acreditava que era o melhor homem para alimentar uma economia forte e enfrentar os inimigos da América no exterior, que são muitos. Eu sou um republicano, cristão, pró-vida, acredito em Deus e também acredito na igualdade, cirência e bom senso. Apesar do que possam dizer, todas essas coisas podem andar juntas. Isso não é um pedido de desculpas ou promessa de mudança”.
Quanto ao futuro da franquia Five Nights at Freddy’s - que inclui uma adaptação cinematográfica em desenvolvimento e outra sequência, Five Nights at Freddy’s: Security Breach - Cawthon disse que pretende entregar a outra pessoa.
“É o fim de FNAF? Não. Isso apenas significa que outra pessoa eventualmente comandará o show, alguém da minha escolha e em quem confio. Teremos que esperar para ver como tudo se desenrolará, mas um anúncio será feito em algum momento”, ele finalizou.