Pc

Counter-Strike: Você conhece as versões asiáticas do game?

Os jogos Spin-off tem aval da Valve e possuem menus, skins e armas diferenciadas e até mesmo modos zumbi oficiais

Por Jairo Junior 18.03.2022 18H19

O Counter-Strike é um sucesso por décadas e todos já sabem disso. Também não é nenhuma novidade que o jogo teve diversas versões e evoluiu durante o tempo, passando pelo CS 1.6, Condition Zero, Source e, o mais recente, Global Offensive. Mas o que muita gente não sabe, é que o título da Valve possui alguns games Spin-offs focados no público asiático e que podem ser ao mesmo tempo muito parecidos e muito diferentes.

Leia mais:

Counter-Strike Neo

Counter-Strike Neo foi lançado oficialmente em 2005 e é uma das primeiras versões do FPS focado no público asiático, além dos amantes de Linux. Ele foi publicado pela Namco e funcionou como um grande teste para saber se o jogo seria bem aceito por este novo mercado.

Como uma versão pensada para a Ásia, é possível notar notas boas diferenças nas texturas, nos personagens - essa é gritante -, nos menus, vozes e etc. Algumas coisas remetem até mesmo a animes.

Ao mesmo tempo, como dito no início no texto, apesar das diferenças, as semelhanças também vem aos montes. Afinal, é o mesmo game, mas em uma versão diferente. Sons, armas, os mapas, o estilo de jogo e mecânica são completamente familiares.

Soa muito como um CS lotado de mods, o que não é algo estranho para a comunidade, que por anos produziu ótimos mods e até mesmo novas formas de enxergar e jogar o jogo, além do padrão 5 vs 5 com C4 ou refém.

Counter-Strike Online

O Counter-Strike Online foi lançado em 2008, iniciando uma parceria duradoura com a Nexon Coportation que, com o suporte e aval da Valve, lançou esta e outras versões também focadas no público asiático. O CS Online, no entanto, se parecia muito mais com a versão original, ao invés de um game recheado de mods.

Algumas diferenças sutis de design nas armas e personagens podem ser notadas, mas é algo pouquíssimo chamativo. O que mais muda por lá, de fato, são os menus e as armas. Os menus são bem diferentes, principalmente na entrada do game, o que automaticamente remete a um CrossFire ou Combat Arms da vida. Já no caso das armas, existem algumas novas como os rifles SCAR e VSK94 e a submetralhadora K1A.

De resto, os mapas são os mesmos, a maioria das armas são as clássicas, assim como os personagens também.

Counter-Strike Online 2

Como já está bem claro no nome, o Counter-Strike Online 2 é o sucessor do Counter-Strike Online. O jogo foi lançado pela Nexon em 2013, ou seja, um ano depois do CS:GO e também foi feito com o motor Source Engine. Ainda assim, quando olhamos para o game, a sensação é de que ele se assemelha mais ao Counter-Strike Source do que ao Global Offensive.

Comparado ao CSS, a gameplay e os mapas parecem os mesmos. Aqui, no entanto, a era das skins chegou forte e é possível notar isso nos vídeos de jogatina. Tanto as skins de armas quanto os personagens são bem diferentes e remetem muito mais a cultura asiática.

Nesta versão, outras mudanças envolvendo novas armas e os menus também podem ser notadas, a exemplo do Counter-Strike Online 1.

Counter-Strike Nexon: Zombies

O quarto spin-off asiático do CS também se mostra bastante intuitivo no nome. Logo no primeiro momento, é possível perceber que a Nexon firmou mais uma parceria com a Valve e também que esta versão é focada nos modos zumbi - que também estão presentes em outra versão, mas em menor escala.

O CSNZ teve seu lançamento em 2014 com 50 mapas e 20 modos de jogo. Apesar das semelhanças com um CS mais antigo, a temática nele game pode fugir - e muito - das origens de um verdadeiro Counter-Strike. Um exemplo disso? Talvez uma luta com um Megalodon zumbi explique bem isso.

Apesar do lançamento pós CS:GO e CS Online 2, o Counter-Strike Nexon: Zombie utilizou um motor gráfico mais antigo da Valve, o GoldSource. Por isso, os gráficos podem causar estranhamento, principalmente em 2022.