Streamers se posicionam contra o lançamento de Black Myth: Wukong

Repercussão chamou a atenção para comentários ofensivos dos desenvolvedores

Por Felipe Vinha 20.08.2024 17H22

Apesar do sucesso, o lançamento de Black Myth: Wukong não passou incólume de críticas dentro da comunidade de streamers de jogos. É possível ver alguma repercusão crítica ao lançamento do game, que veio carregado com a polêmica envolvendo comentários ofensivos feitos pelos desenvolvedores.

Uma publicação feita em 2021 na plataforma chinesa Weibo, por exemplo, trazia os desenvolvedores criticando o público feminino. "Não precisamos ser direcionados reversamente às jogadoras mulheres, não nos preocupamos com aqueles vermes cobiçosos que vieram unicamente para feminizar. Algumas coisas foram feitas apenas para homens. Eles são oprimidos, estão nervosos e sofrendo", dizia a mensagem, traduzida na época. Na mesma plataforma, as postagens são dominadas por comportamento tóxico. Um determinado comentário demonstra isso refletido no ambiente de trabalho: “Quero expandir nossa equipe e contratar mais pessoas. Quero ser tão lambido até não ser mais capaz de ter uma ereção [sic]”.

A streamer brasileira Lari Basgal foi uma das autoras críticas em redes sociais. "Me chateia muito os criadores de conteúdo saberem o que a empresa do jogo black myht (sic) wukong falou sobre mulheres, chamando mulheres de vermes etc que nao queria que jogassem o jogo", dizia seu post no X/Twitter, como pode ser visto abaixo:

Além disso, a streamer gringa Toona, no canal MoonMoon da Twitch, supostamente fez live do jogo com o título "COVID-19 ISOLATION TAIWAN (IS A REAL COUNTRY) FEMINISM PROPAGANDA". Recentemente vazou um documento enviado pela empresa a influenciadores que proibia que tais assuntos fossem mencionados na cobertura do game, conforme códigos de análise eram enviados.

 

 
Reprodução

"Supostamente", pois a live ficou salva com outro título, mas imagens com prints também viralizaram nas redes sociais.

Publicações fora do Brasil também viralizaram, como o da streamer Blissy, em espanhol. "Agora que Black Myth: Wukong foi lançado, é um bom momento para trazer tudo isso à tona, pois tanto a imprensa quanto o público, em sua maioria, omitirão todo o contexto de sexismo por trás de seus criadores", destacou.

Ainda que tenha atraído críticas, o jogo é considerado um sucesso, com grande número de jogadores no Steam, somando mais de 1 milhão nas primeiras 24 horas. O número de vendas ainda não foi divulgado.

Black Myth: Wukong acabou de ser lançado para PS5 e PC, deve chegar em breve no Xbox Series S e Xbox Series X. O jogo é inspirado no clássico da literatura chinesa que conhecemos como Jornada ao Oeste, que serviu de inspiração também para Dragon Ball.