Ubisoft se pronuncia a "comunidade japonesa" por representação em AC Shadows
Empresa diz que jogo não pretende ser uma "representação factual da história" e sim um jogo de entretenimento
Nesta terça (23), a Ubisoft publicou um pronunciamento em quatro imagens nas redes sociais endereçada à "comunidade japonesa" sobre representação e precisão histórica em Assassin's Creed Shadows.
"Desde o anúncio de Assassin's Creed Shadows, recebemos muitas reações positivas, mas também algumas críticas de vocês, nossos jogadores japoneses", diz a mensagem. "Nós compartilhamos sua paixão por história e respeitamos profundamente seu cuidado pela integridade cultural e histórica de seu patrimônio histórico."
"Colocamos um esforço significativo em garantir uma representação imersiva e respeitosa do Japão feudal", continua. "Porém, nossa intenção nunca foi apresentar nenhum de nossos jogos de Assassin's Creed, incluindo Assassin's Creed Shadows, como representação factual da história, ou de personagens históricos."
"Assassin's Creed Shadows é, em primeiro lugar, desenvolvido para ser um jogo de entretenimento que conte uma ficção histórica engajante ambientada no Japão feudal."
A Ubisoft pede desculpas por alguns elementos de materiais promocionais terem causado "preocupação dentro da comunidade japonesa".
Por fim, a mensagem cita o que provavelmente levou à publicação dessa mensagem para começo de conversa: Yasuke, o samurai negro que serve como um dos protagonistas do jogo.
"Desde sua incepção, a série tomou licenças criativas e incorporou elementos de fantasia para criar experiências imersivas e engajantes. A representação de Yasuke no nosso jogo é um exemplo disso. Sua vida única e misteriosa fez dele um candidato ideal para contar uma história de Assassin's Creed com a ambientação do Japão feudal como pano de fundo."
"Embora Yasuke seja retratado como um samurai em Assassin's Creed Shadows, reconhecemos que isso é fonte de debate e discussão. Implementamos isso na narrativa e com nossa personagem central, a shinobi japonesa Naoe, que é igualmente importante no jogo, nossa dupla de protagonistas dão a jogadores diferentes estilos de jogo."
Yasuke é uma figura histórica que é citada em cartas e documentos japoneses e portugueses do século XVI e XVII, mas não há maiores detalhes sobre sua vida além de ter servido e lutado por Oda Nobunaga, conhecido como um dos unificadores do Japão moderno.
Especificamente, o status de Yasuke como um samurai é fonte de especulação. Nos últimos dias, círculos de conservadores e nacionalistas japoneses em redes sociais se revoltaram contra esta representação (e a presença de escravos africanos no Japão) tanto em Assassin's Creed Shadows quanto em outros lugares – inclusive em um tweet de 2023 da embaixada brasileira no Japão comemorando a vitória da Mocidade Alegre no Carnaval de São Paulo por seu samba-enredo dedicado a Yasuke.
Vale notar que Yasuke é uma figura recorrente na cultura pop japonesa, inclusive nos videogames, aparecendo em franquias como Nioh e Samurai Warriors.
Em Nioh, inclusive, seu personagem é conhecido como "O Samurai de Obsidiana".
Assassin's Creed Shadows sai em 15 de novembro para PC, PS5 e Xbox Series.
LEIA MAIS