Baldur’s Gate 3: 5 jogos para quem gostou do CRPG

Se gostou da aventura, não deixe de conferir estas indicações.

Por Helena Nogueira 17.09.2023 19H00

Um dos jogos mais aguardados do ano, Baldur’s Gate 3 conquistou ainda mais corações ao chegar ao PS5. O CRPG do Larian Studios arrebatou corações com sua campanha imensa, representatividade, personagens cativantes, complexidade de customização e relacionamentos picantes. 

Se você gostou da jornada ao lado de Astarion, Wyll, Lae’zel e companhia, não deixe de conferir as cinco indicações do The Enemy de CRPGs similares. 

Pillars of Eternity 1 e 2

A Obsidian detém renome pelo seu talento inquestionável com RPGS – e entre os jogos mais elogiados do estúdio estão os dois Pillars of Eternity. Tanto o primeiro quanto o segundo jogo oferecem mecânicas complexas, uma história envolvente e construção de mundo cair o queixo. Com certeza, um prato cheio para quem ficou encantado com o novo Baldur’s Gate. 

Obsidian

Tyranny

Outro trabalho aclamado da Obsidian é Tyranny, CRPG lançado em 2016. Apesar de ser menor em escopo do que Baldur’s Gate 3, o jogo oferece uma história arrebatadora, em que o jogador assume o papel de um seguidor do vilão que ameaça destruir o mundo. Você também deve se sentir em casa com a câmera suspensa e complexidade das mecânicas de RPG.    

Obsidian

Shadowrun: Hong Kong

O gênero de CRPG – ou “RPG de computador” – passou por um período de “renascença” nos últimos anos devido à lançamentos indie bastante engenhosos. É o caso de Shadowrun: Hong Kong, jogo de temática futurista da Harebrained Schemes. Apesar da ambientação de ficção científica, o mundo do game é habitado por criaturas fantásticas como orcs, anões e elfos. Mais este é um dos menores detalhes que justificam o investimento em Shadowrun: Hong Kong, pois o universo atmosférico e único do jogo vai arrebatar você. 

Harebrained Schemes

Disco Elysium

Falando em jogos arrebatadores, não deixe de testar um dos títulos mais bem avaliados da história dos games. Disco Elysium é um CPRG como nenhum outro: no controle de um policial que acorda sem memória após uma noite de bebedeira, é necessário solucionar um caso de assassinato em uma cidade soviética ao lado de seu parceiro. Não espere combates épicos – ao menos, os que não sejam na base da lábia. Mas há muita rolagem de dados e diálogos brilhantes à sua espera.

ZA/UM

Divinity: Original Sin 1 e 2

Por fim, se ainda não o fez, dê uma chance aos trabalhos passados da Larian Studios. Não à toa, Divinity: Original Sin 1 e 2 são classificados entre os melhores CRPGs da história, e isso devido ao mundo de fantasia épico, sistema de batalha satisfatório e complexidade na customização de personagem e gameplay. 

LEIA MAIS

Baldur’s Gate 3 está disponível para PS5 e PC. Caso esteja jogando o game, confira se você ignorou esse tesouro útil do início do game


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

Larian Studios