Playstation   Xbox   Retro   Nintendo   Mobile   Pc

10 anos de Minecraft: veja curiosidades da história do game

Clássico foi desenvolvido pelo sueco Markus 'Notch' Persson e foi comprado em 2014 pela Microsoft

Por Claudio Prandoni 17.05.2019 10H00

Em 17 de maio de 2019 um dos games mais populares do mundo completou 10 anos de seu primeiro lançamento. Minecraft foi desenvolvido sozinho pelo sueco Markus 'Notch' Persson e chegou ao mundo como um game ainda em teste alfa, bem antes da primeira versão final chegar em novembro de 2011.

Ao longo dos anos, o jogo causou um impacto gigantesco no mundo dos games e da cultura pop, chamando atenção até da Microsoft, que em 2014 comprou a Mojang, desenvolvedora do game, pelo valor de 2.5 bilhões de dólares.

Para celebrar a ocasião, listamos abaixo 10 curiosidades sobre o querido game de bloquinhos de montar. Tem alguma história curiosa sobre Minecraft? Conte nos comentários!

Brasil

O Brasil é a 4ª maior comunidade de jogadores de Minecraft no mundo inteiro! Nosso país fica atrás apenas de China, Estados Unidos e Rússia.

Reprodução

Comunidade

O game da Mojang conta com mais de 91 milhões de jogadores registrados na versão paga. Na China o número é ainda mais impressionante: são mais de 200 milhões de usuários registrados.

Divulgação

Creeper

Uma das criaturas mais icônicas de todo o universo de Minecraft, o inimigo Creeper nasceu de um engano. Ainda nos primeiros meses de produção do game, o criador Markus 'Notch' Persson estava tentando criar um porquinho, mas se enrolou todo ao colocar as medidas de altura e comprimento. O resultado foi uma criatura desengonçada que Notch decidiu pintar de verde e que, por sugestão de um amigo, é capaz de explodir.

Divulgação

Urso polar

A inclusão de ursos no game aconteceu por conta de uma fofa promessa feita entre o designer Jens Bergensten (que assumiu a tarefa de programador chefe de Minecraft após a saída de Notch) e a esposa dele. Fã de ursos, a esposa de Jens pedia para que eles fossem incluídos no game e Jens prometeu que faria isso quando eles tivessem um filho. O menino nasceu e Jens homenageou a ocasião com a chegada de ursos polares em Minecraft. O nome dele? Björn, que significa urso em sueco.

Reprodução

China

O mercado chinês conta com uma versão exclusiva de Minecraft, disponível para PCs e smartphones no país asiático. A principal diferença é que esta versão do game é free-to-play e conta com itens cosméticos vendidos por dinheiro de verdade.

Divulgação

Low Poly

Estilo ou praticidade? O visual simplório de Minecraft suscita muitos debates, mas o motivo é pra lá de pragmático. "O visual quadrado e as texturas pixeladas eram mais fáceis de trabalhar e fazer mudanças, por isso Notch adotou eles", conta o programados Jens Bergensten. "Além disso, acho que incentivou muitas pessoas a criarem conteúdo pro jogo, pois parecia fácil".

Reprodução

10 anos

Minecraft celebrou neste mês de maio de 2019 uma década desde o lançamento da primeira versão do jogo - na época, ainda em estágio alfa. Para comemorar, a Mojang lançou gratuitamente um mapa que é praticamente uma enciclopédia interativa do game, com catálogos de blocos, inimigos e muitos segredos para encontrar.

Divulgação

Versão browser

Mais uma parte das comemorações de 10 anos de Minecraft foi o lançamento da primeira edição do game em versão gratuita, para rodar direto do navegador. É só clicar aqui e experimentar a tranquilizante simplicidade do primeiríssimo Minecraft.

Divulgação

ENEM

O segundo dia de provas do Enem 2018 trouxe uma questão curiosa para o público gamer na seção de matemática, com um enunciado citando o popular jogo Minecraft. Apesar da citação, a pergunta não tem a ver especificamente com o jogo, mas serviu para testar noção espacial e capacidade de cálculo de dimensões dos concurseiros do exame.

Reprodução

Story Mode

Lançado entre 2015 e 2017, Minecraft Story Mode foi um adventure em episódios desenvolvido pela Telltale em parceria com a Mojang. O game apresenta personagens originais e foi adaptado como série interativa para a Netflix, no finalzinho de 2018 - antes mesmo do fenômeno Bandersnatch!

Divulgação