Brasil será homenageado na Gamescom 2023
Evento contará com mais de 50 estúdios nacionais
A Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (ou Abragames) divulgou, nesta quarta-feira (8), que o Brasil será homenageado na Gamescom deste ano.
Em uma parceria entre Abragames e a Associação da Indústria Alemã de Games, por meio da Brazil Games, projeto setorial de exportação da Abragames com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), o país terá grande destaque no pavilhão de exposições da feira em Colônia/Alemanha.
O país será representado pela associação na cerimônia de abertura, além de contar com um estande com mais de 50 estúdios nacionais e cumprir uma longa agenda de compromissos entre 22 e 27 de agosto de 2023.
“Sem dúvidas, é um momento histórico para o Brasil. Nos últimos anos acompanhamos resultados incríveis da indústria de games nacional e a homenagem da gamescom coroa todo o trabalho que vem sendo feito pelos estúdios e seus profissionais brasileiros. É uma honra para a Abragames encabeçar esse projeto e vivenciar de perto um reconhecimento sem precedentes”, destacou Rodrigo Terra, presidente da Abragames em comunicado enviado à imprensa.
“Nós, da ApexBrasil, somos parceiros da Abragames e acreditamos na indústria brasileira de games, que vive um momento importante. Com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, poderemos fortalecer este setor, estabelecendo políticas públicas continuadas de apoio e procurando regulamentar e facilitar o desenvolvimento da indústria dos games no Brasil", disse Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Durante a gamescom, além do reconhecimento como um importante pólo de desenvolvimento de games, o Brasil estará representado por uma comitiva de mais de 50 estúdios brasileiros liderados pela Abragames, por meio do Projeto Brazil Games.
De acordo com a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games divulgada pela Abragames em parceria com a ApexBrasil, existem atualmente 1.009 estúdios brasileiros em atividade — e, só em 2021, 57% das desenvolvedoras nacionais negociaram seus serviços e jogos com empresas de outros países.
LEIA MAIS
- Ghost of Tsushima precisa servir de inspiração para mais jogos
- O que inspirou o mundo aberto de The Legend of Zelda: Breath of the Wild
- The Witcher 3 só termina bem mesmo se você jogar Blood and Wine
Além disso, em 2022, 19 jogos criados por estúdios associados à Abragames foram lançados para plataformas de grande abrangência mundial, como Steam (PC) e Nintendo Switch.
A lista completa com todas as empresas que participarão da comitiva nacional na edição de 2023 e os detalhes da agenda das principais atividades da Abragames na gamescom estão disponíveis nas páginas da Brazil Games e da Abragames.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!