Artigo: Como manter jogos antigos vivos com a comunidade ativa | #BIG
Como a Level Up! continua encantando jogadores ao longo dos anos
*Por Level Up!
Desde que chegou ao Brasil, em 2004, a Level Up tem sido uma das principais empresas quando o assunto é games online. O sucesso do lançamento de Ragnarök Online ajudou a empresa a se destacar tanto na parte administrativa quanto em outras áreas, como localização e atendimento ao cliente. Ao longo dos mais de 18 anos, a Level Up tem expandido seus serviços e trazido novidades para o público gamer, o que mantém vivos clássicos como o próprio Ragnarök Online e Perfect World.
Manter ativo um game tão antigo como Ragnarök Online e conseguir atrair a atenção do público, especialmente com tantas outras opções disponíveis, algumas até mais modernas, não é uma tarefa fácil. O CEO da Level Up, Glaucio Marques, comentou um pouco sobre os desafios da empresa para continuar o clássico título como uma opção relevante em 2023.
“Um jogo antigo tem o grande desafio de, ao mesmo tempo, ser nostálgico e atual. É como aquela música em que a letra foi feita há 20 anos, e quando você a ouve, apesar de ter sido escrita há muito tempo, você tem a percepção de que ela continua atual.” Explica Glaucio, complementando. “Ele precisa ter atualizações constantes que o mantenham atrativo para que, principalmente, os jogadores mais antigos tenham vontade de continuar jogando ou mesmo voltar a jogar, reunindo a sua turma e relembrando os bons momentos que passaram juntos embalados pelo jogo.”
Em 2004, ainda não existia conexão de internet banda larga como conhecemos hoje, a maioria das casas do Brasil possuíam apenas conexão discada, e para distribuir o jogo a Level Up realizou parcerias, como as revistas e cereais matinais famosos da época, que vinham com o CD, e logo em seguida o DVD para ter mais capacidade.
“Além de marcar gerações, também marcou a evolução da tecnologia nos games nesses 18 anos, e a gente entende que não é só mais um jogo, ele é parte da vida em que as pessoas fizeram amigos, casaram, tiveram relacionamentos, criaram laços e isso é muito recompensador para todos nós”, afirma Glaucio.
Recentemente, Ragnarök Online recebeu uma atualização preparando o título para as tão desejadas Classes 4, muito esperadas pelos jogadores. Esse rebalanceamento pré-novidade mostra o quanto a Level Up continua empenhada em trazer conteúdo novo para os jogadores de um de seus mais queridos títulos. Esse trabalho, é claro, não é feito só com atualizações, mas também com eventos, redes sociais e o relacionamento com a comunidade, sempre tratada com tanta atenção quanto o jogo em si.
“A Level Up está envolvida em todas as etapas do jogo e muito antes dele ir ao ar: da pesquisa de mercado, da parte de testes e qualidade dos updates antes de lançá-los, na tradução e adaptação ao idioma local, no suporte e atendimento ao jogador, no marketing, gerenciamento das comunidades, até a venda e meios de pagamento.” Explica Glaucio. “Outra questão muito importante que a Level Up também está envolvida são as sugestões para eventos e ações adaptadas ao hábito local onde o jogo está sendo publicado”, complementa o CEO.
Ragnarök Online não é o único título que a Level Up ainda mantém seu suporte após anos de serviço, Perfect World é outro game cujo nome pode ser reconhecido por quem cresceu nos anos 2000. Ambos os títulos são extremamente queridos até os dias atuais, com mais de 3 milhões de jogadores que já passaram por eles desde o lançamento dos mesmos no Brasil.
Manter uma base de jogadores tão ativa e fiel não é um desafio fácil, como Glaucio explica. “O que mais atrai é poder encontrar os seus amigos dentro do jogo e, juntos, reviver momentos que marcaram época na vida deles. É muito recompensador saber que pessoas se conheceram e fizeram os seus melhores amigos dentro do jogo, algumas se casaram, pais e filhos que começaram a jogar juntos e resolveram as suas diferenças de relacionamento. Toda essa magia e esse misto de sentimentos vêm à tona quando as pessoas entram no jogo.”
Algo que sempre chamou a atenção dos jogadores foi o trabalho de localização realizado pela Level Up. Em uma época em que era raro haver tradução para os títulos lançados em nosso país, a Level Up deu um passo além e investiu em trazer uma experiência localizada para os jogadores brasileiros. “A localização é fundamental no lançamento de um jogo, é ela que permitirá que o jogo se identifique em maior ou menor grau com o consumidor local”, explica Glaucio. “Quando falo em localização, não digo apenas da tradução para o idioma local, tem outras inúmeras coisas que precisam ser localizadas, como, por exemplo: otimização do cliente para rodar nos devices locais, eventos in-game que sejam regionais, personagens locais, moeda e itens in-game, entre outros.” Finaliza o CEO da Level Up.
A Level Up tem um lugar especial no coração dos jogadores brasileiros, que cresceram jogando games onlines na década de 2000. Mesmo com todas as mudanças no cenário nacional e mundial, a empresa continua mantendo vivo jogos que ainda possuem uma comunidade ativa e bem fervente.
*As opiniões aqui escritas neste artigo não refletem, necessariamente, o posicionamento do The Enemy ou do Big Festival.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!