Em uma apresentação pré-E3 2021, a Microsoft mostrou mais de seus planos para o futuro do ecossistema Xbox, revelando que trabalham em aplicativos e dispositivos de streaming para games, além da implementação de cloud gaming no Xbox Game Pass de PC e consoles.
De acordo com informações do site IGN, o chefe de Xbox, Phil Spencer, revelou que a divisão está trabalhando com fabricantes de TVs para a instalação direta de experiências de jogos em modelos de televisores com conexão via internet, não tendo a necessidade de um console ou PC para ter acesso aos games - presumivelmente, via streaming.
Não só isso, a Microsoft está desenvolvendo "dispositivos de streaming para cloud gaming", que também permitirá sessões de jogo pelo Xbox Game Pass sem a necessidade de um console Xbox ou um PC com os requisitos necessários para rodar um jogo.
Spencer também promete que, até o fim de 2021, acessibilidade em nuvem também chegará às plataformas Xbox e aos computadores, sendo possível iniciar jogos enquanto eles ainda estão baixando diretamente no dispositivo.
E, no Brasil, o Xbox Game Pass Ultimate receberá a funcionalidade de cloud gaming ainda neste ano, assim como no Japão, México e Austrália. O xCloud também poderá ser acessado via navegador por todos os assinantes do serviço, com compatibilidade com Chrome, Safari e Edge.
"Queremos que todos na Terra sejam capazes de se juntar [com os jogos], não importa que dispositivo você tenha acesso, ou onde estiver, e sem gastar muito dinheiro com qualquer tipo de entretenimento virtual", declarou Spencer.
Este ponto da nuvem como elemento importante para os games da empresa foi reforçado em uma conversa entre Spencer e o CEO da Microsoft, Satya Nadella, divulgada no Xbox Wire.
"A nuvem nos permitirá remover completamente essas barreiras para jogar em todo o mundo", disse Spencer. "Claro, ainda há um lugar para consoles e PCs e, francamente, sempre haverá, mas por meio da nuvem, seremos capazes de oferecer uma experiência de jogo robusta para qualquer pessoa conectada à Internet, mesmo nos dispositivos menos poderosos e menos caros, dispositivos que as pessoas já possuem."
"E com a nuvem, os jogadores de jogos podem participar totalmente da mesma experiência do Xbox que as pessoas no hardware local. Não poderíamos fazer isso se não fizéssemos parte da Microsoft", continuou.
Já há algum tempo, a Microsoft tem trabalhado na transição de Xbox para um ecossistema de videogames composto de vários aspectos, do qual os consoles são apenas um de seus aspectos, sendo acompanhado de computadores pessoais e computação em nuvem via sua plataforma Azure.
Spencer, inclusive, nunca escondeu o interesse de levar o Xbox Game Pass para outras plataformas concorrentes, e um e-mail publicado como parte do processo entre a Epic Games e a Apple revela que, pelo menos até alguns meses atrás, ele ainda tinha esta vontade.
Mais detalhes sobre o futuro de Xbox devem ser revelados na E3 2021 em 13 de junho às 14h (Horário de Brasília), quando farão uma conferência conjunta com sua mais nova aquisição, a Bethesda. Confira a cobertura completa via The Enemy, seja no site, no YouTube ou via Twitch.