O Federal Trade Commission (FTC), órgão governamental dos EUA de protação ao consumidor, emitiu críticas contra o aumento do preço do Xbox Game Pass, anunciado há alguns dias. De acordo com o FTC, o aumento fere o consumidor.

De acordo com a nota, o aumento degrada o serviço e prejudica diretamente o consumidor final, algo que foi alvo de críticas do FTC quando a compra da Activision Blizzard pela Microsoft foi aprovada, meses atrás.

LEIA MAIS

"A degradação do produto — remoção dos jogos mais valiosos do novo serviço da Microsoft — combinada com aumentos de preços para usuários existentes é exatamente o tipo de dano ao consumidor causado pela fusão que a FTC alegou. "Os aumentos de preços e a degradação dos produtos da Microsoft — combinados com os investimentos reduzidos da Microsoft em produção e qualidade dos produtos por meio de demissões de funcionários — são as marcas registradas de uma empresa que exerce poder de mercado após a fusão", diz a nota.

"A Microsoft prometeu que 'a aquisição beneficiaria os consumidores ao tornar [Call of Duty] disponível no Game Pass da Microsoft no dia em que fosse lançado para console (sem aumento de preço para o serviço com base na aquisição)'", adiciona o comunicado.

A conclusão da aquisição foi feita em outubro de 2023. Na época, a Microsoft comprou a Activision Blizzard, e todos os seus estúdios, por cerca de US$ 69 bilhões. O processo de compra foi longo e duramente criticado no mundo todo.