Twelve Minutes, novo jogo independente da Annapurna Interactive e do desenvolvedor português Luis Antonio, tem gerado discussões entre seus jogadores. E uma pessoa que definitivamente curtiu o projeto foi o designer Hideo Kojima, de Metal Gear e Death Stranding.
"'Twelve Minutes'. É ótimo! Perdi a noção do tempo e joguei por cerca de 4 horas! Não curto um jogo desse jeito desde INSIDE. Um adventure game de loop temporal e um bom estilo estético", escreveu.
"Assim que você se acostuma com a visão aérea e os controles, você não se importa. É um jogo que usa a inteligência. Como os jogos de Amiga que eu costumava jogar."
Kojima curtiu tanto a experiência que ficou até inspirado a (talvez) fazer algo que não faz há algum tempo: um adventure game próprio.
Vale lembrar que, durante seu tempo na Konami, Hideo Kojima criou outros jogos além de Metal Gear, particularmente nos anos 1980 e 1990. Dois dos mais conhecidos pertecem justamente ao gênero adventure: Snatcher, jogo de 1988 fortemente inspirado por Blade Runner e O Exterminador do Futuro; e Policenauts, de 1994, que apresentou ao mundo (ou ao menos o Japão) a personagem Mery Silverburgh.
Ainda sobre Twelve Minutes, Kojima destacou a atuação de Willem Dafoe e seu papel aterrorizante no jogo.
"Mesmo agora, sinto que Dafoe vai entrar pela porta da frente em uns 10 minutos... Normalmente eu daria boas-vindas, sou um grande fã dele, mas depois de jogar Twelve Minutes, tenho medo de que ele vá me bater. Mas excelente casting."
Twelve Minutes está disponível para PC, Xbox One e Xbox Series X|S, uma das novas adições ao catálogo do Game Pass. Confira nosso review - que, ao contrário das impressões de Kojima, conta com algumas ressalvas.