Tentáculos se estendem aos céus ao redor do navio. Ninguém sabe de onde virá o ataque. Enquanto uma parte da tripulação cuida dos canhões, a outra se dedica a esvaziar o interior da embarcação, que vai se enchendo de água. Se você jogou Sea of Thieves algum dia, sabe muito bem do que se trata.

Desenvolvido pelo lendário estúdio Rare e distribuído pelo Xbox Game Studios, Sea of Thieves, que completa cinco anos no dia 20 de março de 2023, é um jogo como poucos na história da indústria; uma autêntica raridade — perdoe o trocadilho com o nome do estúdio.
Livres para explorar um imenso mundo compartilhado temático de piratas, jogadores embarcam em aventuras sem iguais conforme navegam pelo oceano, seja na companhia de amigos ou sozinhos. A ideia é caçar tesouros, obter novos itens e descobrir tudo o que há para ser visto.
"Fui convidado por uns amigos e, quando menos percebi, estávamos descobrindo formas de conectar vários navios no mesmo servidor (geralmente, é aleatório) para jogar em mais de oito pessoas", contou Felipe Fonseca, jogador de Sea of Thieves, ao The Enemy.

Mesmo depois de tanto tempo desde o lançamento, que costuma marcar o auge de qualquer jogo, Felipe continua jogando com os amigos. "São momentos de risadas, barulhinho de mar... E de canhão", descreveu em entrevista.
Uma das pessoas com quem Felipe costuma jogar também falou sobre a experiência. Rafael Jobim, fã de "jogos de mundo aberto com exploração", vê Sea of Thieves como algo que "nunca se torna repetitivo", servindo até mesmo para que se façam amizades.
A perspectiva de Rafael está alinhada com a do próprio Craig Duncan, líder do estúdio Rare. Em entrevista ao The Enemy, Duncan classificou "participar de aventuras com os amigos" como o "coração de Sea of Thieves."

"Quanto mais pessoas puderem jogar juntas e mais barreiras pudermos remover, melhor será a experiência de Sea of Thieves que você terá", afirmou Duncan enquanto comentava sobre a importância do Game Pass para que o jogo alcançasse mais de 30 milhões de pessoas.
Joe Neate, produtor executivo de Sea of Thieves, destacou ao The Enemy que o jogo não contava com uma base de jogadores já consolidade quando foi lançado. Foi necessário criar toda uma comunidade em torno do jogo, e a importância dos jogadores para determinar o conteúdo segue sendo importante.
"Quando entregamos o que as pessoas estão pedindo ou corrigimos algo que vem incomodando muito, sempre surge uma nova prioridade", comentou Neate enquanto descrevia, em meio a risadas, quão trabalhoso é manter os jogadores contentes.

Foi graças ao Game Pass que Calebe Nascimento, um dos jogadores entrevistados pelo The Enemy, pôde conhecer Sea of Thieves. No começo, o que o atraiu foram os memes. Em pouco tempo, inclusive, ele mesmo já se via nas situações inusitadas oferecidas pelo jogo.
"Acho que a primeira vez em que eu e meus amigos enfrentamos o Kraken no jogo", disse, ao ser questionado sobre um momento marcante na experiência. "Foi uma bagunça sem pé nem cabeça, desespero e risada tudo misturado. Mais o susto do tamanho do bicho, claro."
Histórias envolvendo o Kraken, o Megalodon e outros elementos clássicos de Sea of Thieves estão entre as mais memoráveis para jogadores de longa data. No entanto, não pense que é tarde demais para entrar no jogo.

De acordo com Craig Duncan e Joe Neate, a Edição Deluxe, assim como a Edição 2023, lançadas para celebrar os cinco anos do jogo, incluem diversos itens grátis, incluindo ouro e opções de visual, para que novos jogadores se sintam parte desse universo de piratas. No caso da Edição Deluxe, inclusive, os bônus serão ainda mais numerosos, então, vai parecer que até os novos jogadores sempre estiveram jogando.
Aliás, se você está preocupado com o famoso fator "pay to win", presente em tantos jogos, saiba que esse risco não existe em Sea of Thieves — e há muitas maneiras de aproveitar a experiência sem nem mesmo interagir com jogadores que você não conhece.
Explorar o mar e as ilhas sem ter de se preocupar com PvP foi justamente o que atraiu Lívia Badin para o jogo. Em entrevista ao The Enemy, a jogadora contou: "Acho que o que mais me agradava era explorar as ilhas e ter liberdade para fazer os eventos e missões do jeito que você acha melhor."

"Não sou uma pessoa que gosta muito de entrar em combate PvP, então, explorar o mundo, procurar tesouros, fazer as raids e eventos era o que mais me atraía. E, como sempre tinha alguma coisa para fazer, eu continuava jogando", disse.
Como fãs antigos já sabem, Sea of Thieves realmente não é sobre importunar outros piratas durante a exploração. Embora isso seja possível, o verdadeiro "tesouro" de Sea of Thieves, na visão da designer-chefe do jogo, Shelley Preston, está "nas histórias que jogadores podem criar" ao jogar.
Essas histórias, aliás, podem ser particularmente memoráveis. Como nos contou Luis André Gomes, fã de Sea of Thieves, há segredos que podem ser descobertos até mesmo por aqueles que acreditam ter jogado tudo o que podiam.

"O momento mais legal, sem dúvida, foi receber o título de pirata lenda e descobrir toda uma nova gama de missões e de histórias que existem escondidas no jogo. Tudo com um ar de exclusivo e misterioso. Encontrar a passagem secreta na taverna e vê-la se abrindo diante mim pela primeira vez despertou um certo sentimento de descoberta e orgulho."
Sea of Thieves chega aos cinco anos de idade como uma experiência rara no mundo dos jogos; o game definitivo e obrigatório para todos os fãs de piratas. Se você ainda não começou a jogar, saiba que não é tarde: encontre alguns amigos e explorem o oceano juntos enquanto tocam instrumentos e lutam contra criaturas perigosas.
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