Até que se prove o contrário, Black Myth: Wukong é uma exclusividade do PlayStation 5 para consoles. Embora o jogo esteja indo muito bem no Windows (via Steam), há uma razão pela qual o Xbox – que também pertence à Microsoft – não conte com uma versão para chamar de sua. Inclusive, parece que o console quase chegou a tê-la…duas vezes.
Segundo o insider “eXtas1s” (via X), o time de desenvolvimento do jogo no estúdio Game Science tentou certificar Black Myth: Wukong para o Xbox Series S e X em duas ocasiões, mas ambas as tentativas teriam sido recusadas por um problema de vazamento de memória que os gamedevs simplesmente ainda não conseguem resolver.
LEIA TAMBÉM
Um vazamento de memória (ou memory leak, no jargão técnico) é essencialmente uma falha de uma determinada plataforma em alocar recursos de memória para a execução de uma tarefa.
Neste caso, a “tarefa” seria fazer Black Myth: Wukong rodar em um console Xbox de forma plena. Não é como se o jogo não funcionasse, mas sim que seu desempenho cai drasticamente conforme o problema se faz notar: taxas de quadros por segundo (fps) ficando abaixo das dezenas, gargalos de processamento travando cutscenes e, em casos mais extremos, quedas e reinicializações forçadas de sistema.
Não está claro qual seria a gravidade desse vazamento no caso de Black Myth: Wukong no Xbox, mas por menor ou maior que ela seja, parece ter sido o suficiente para que a Microsoft não aprovasse a versão submetida pela Game Science. Daí a razão do jogo só sair no PlayStation 5.
Não descarte Black Myth: Wukong no Xbox
Apesar das dificuldades, um vazamento de memória não é um problema que torne um jogo “injogável”. Na verdade, existem vários métodos que contornam ou solucionam esse problema, indo desde alocação manual de recursos até o emprego de APIs específicas para gerenciamento – tudo muito técnico para abordarmos em detalhes por aqui.
Por essa razão (ao menos, segundo o insider), a Game Science não descartou o lançamento de Black Myth: Wukong para o Xbox Series S ou X. Para todos os efeitos, a empresa parece apenas estar sendo cuidadosa na análise do problema, a fim de desenvolver uma solução que seja mais firme. No entanto, isso é algo ainda incerto então não espere que o estúdio se comprometa com alguma data por enquanto.
No mais, fãs do PC já estão se divertindo à beça com o jogo – e isso inclui o time do The Enemy: em nosso review, nós elogiamos o perfil ambicioso do game, ressaltando “os belíssimos gráficos, o gameplay fluido e a mitologia familiar da Jornada para o Oeste”.