A Microsoft está em uma posição privilegiada na E3 2019: sem a presença da Sony, sua principal rival na indústria dos games, a empresa de Phil Spencer não vai ter que disputar tanto pela atenção do público neste ano – e só depende de si mesma para fazer o barulho mais alto da E3.

De olho nessa oportunidade, a Microsoft já revelou que fará a maior apresentação da sua história na E3 2019. Mas com o que exatamente a companhia recheará essa apresentação?

Nós temos uma resposta óbvia, é claro: jogos. De títulos próprios, como Halo Infinite, a games third party, como, possivelmente, Cyberpunk 2077, a Microsoft está cheia conteúdo que pode ser colocado no palco no domingo, dia 09 de junho.

Mas a conferência certamente não se limitará a isso, ainda mais no ano em que a tão aguardada nova geração de consoles Xbox pode ser apresentada.

Para você ficar por dentro de tudo que esperamos da Microsoft na E3, confira nossa lista completa abaixo:

Halo Infinite

Anunciado durante a E3 2018, Halo Infinite é um dos jogos first party mais aguardados da Microsoft.

Considerado um "reboot espiritual" da série, o jogo da 343 Industries e focará na história de Master Chief.

Muito pouco foi falado sobre ele, no entanto: o jogo ainda não recebeu imagens de gameplay e nem tem uma data de lançamento definida – sequer uma janela de lançamento, na verdade.

A conferência deste ano seria uma ótima oportunidade de mostrar mais detalhes sobre o game. 

Divulgação/343 Industries

Gears 5

Também revelado na E3 2018, Gears 5 é o grande lançamento para o Xbox One previsto para o fim do ano, agora passando o foco central para a heroína Kait. 

Sendo assim, é provável que vejamos mais do novo game em ação durante a conferência da Microsoft, e até que ele esteja disponível para testes no showfloor da feira.

Divulgação/The Coalition

Battletoads

Mais um da lista de anúncios de 2018: no ano passado, a Microsoft revelou que finalmente trará de volta a franquia Battletoads com um game inédito, prometendo gráficos em 2.5 D com resolução 4K e um modo cooperativo entre três jogadores.

Como o jogo está previsto para 2019, é provável que mais detalhes sobre o jogo  incluindo gameplay e data de lançamento sejam revelados durante a conferência da empresa.

Reprodução

Xbox Scarlett

Passando de jogos first party para hardware: E3 2018, Phil Spencer anunciou oficialmente que Microsoft trabalha em uma nova geração de plataformas para a família Xbox.

Desde então, mais informações foram divulgadas sobre o projeto, supostamente conhecido como Scarlett, e que deverá trazer dois modelos: o mais poderoso, conhecido como Anaconda; e o mais econômico, conhecido como Lockhart.

Com a Sony já tendo revelado os primeiros detalhes do próximo PlayStation, é natural que a Microsoft faça o mesmo com seus novos console durante a maior feira de games do mundo.

Reprodução

Project xCloud

A Microsoft anunciou seu serviço de jogos por streaming, o Project xCloud no final do ano passado e, desde então, poucas informações foram divulgadas sobre o projeto.

O xCloud poderá ser jogado em PCs, smartphones e tablets e, durante a GDC 2019, a companhia de Redmond comentou sobre a adaptação do projeto em aparelhos móveis. A ideia é entregar conforto e acessibilidade sem comprometer a experiência por conta do espaço limitado das telas mobile.

Além disso, no início deste mês, o xCloud atingiu um novo estágios de desenvolvimento, então é provável que a Microsoft apresente os frutos disso na E3 2019.

Reprodução

Xbox Game Pass Ultimate

Anunciado em abril deste ano, o Xbox Game Pass Ultimate reúne as ofertas do Xbox Game Pass com a Xbox Live Gold em uma única assinatura mensal – de US$ 14,99.

A empresa já começou um beta do novo serviço entre Insiders do Xbox, mas ainda está limitando os testes aos países de língua inglesa, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália.

A E3 2019 seria um ótimo momento para faer o anúncio oficial de quando o novo serviço chegará oficialmente para todos os usuários – de preferência, incluindo o Brasil no grupo.

Reprodução

Aquisição de novos estúdios

Ninguém tem dúvidas que a Microsoft está com sede de conteúdo: além das aquisições anunciadas pela empresa na E3 2018, a companhia ainda fechou o ano passado com mais duas compras em novembro, a Obsidian Entertainment e da inXile Entertainment.

De quebra, a empresa ainda renomeou sua divisão Microsoft Studios para Xbox Game Studios em fevereiro deste ano, sugerindo que as ambições para o grupo de produtoras first party da empresa são grandes – e a E3 seria um ótimo palco para anunciar novas adições ao time, reforçando ainda mais essa estratégia.

Rumores ventilados neste ano sugerem até que a Relic Entertainment pode ser o próximo alvo.

Divulgação/Microsoft

E anúncios dos estúdios adquiridos

Falando em estúdios comprados pela Microsoft, é possível que vejamos os alguns dos jogos em produção das produtoras que estão agora na Xbox Game Studios.

Dentre os times indies adquiridos estavam a Undead Labs, de State of Decay 2; a Playground Games, da série Forza Horizon; a Compulsion, de We Happy Few; e a Ninja Theory, de Hellblade: Senua's Sacrifice.

A Microsoft também anunciou no mesmo evento a formação de um novo estúdio: The Initiative, dirigido por Darrell Gallagher, ex-chefe da Crystal Dynamics.

Quem sabe os frutos dessas aquisições e formações podem começar a ser mostrados na E3 deste ano.

Reprodução/Ninja Theory

Fable da Playground Games

Falando especificamente sobre um dos estúdios adquiridos: em janeiro de 2018, o site Eurogamer reportou que a Playground Games, conhecida pela série Forza Horizon, estaria trabalhando em um novo jogo da série Fable.

Esperava-se que mais detalhes sobre o projeto fossem divulgados na E3 daquele ano, o que não aconteceu.

De qualquer forma, vagas de emprego no estúdio sugerem que a Playground trabalha em um jogo de RPG de ação, então é possível que mais detalhes do jogo sejam revelados durante a E3 2019 - Fable ou não.

Reprodução

Ori and the Will of the Wisps e + estúdios indies

Continuação de Ori and the Blind Forest, o game foi anunciado na E3 2017 e a expectativa inicial para seu lançamento era para 2019, mas a Microsoft não divulgou muitas informações sobre o título desde então. A expectativa é que isso aconteça na E3 2019.

Além de Ori and the Will of the Wisps, outros anúncios de estúdios independentes devem acontecer, incluindo a revelação de novos títulos para o Xbox One e novidades sobre alguns games que já haviam sido anunciados.

Dentre estes estão Tunic, feito por Andrew Shouldice; Sable, da equipe da Shedworks; e Ooblets, da Glumberland.

Reprodução

Project Z: RPG de ação de Dragon Ball

Project Z foi revelado no início deste ano e, além de um teaser e uma imagem, não existem muitas informações oficiais divulgadas. Sabe-se, porém, que o jogo será de ação e RPG.

Além disso, considerando que a desenvolvedora do jogo, a Bandai Namco, apresentou Jump Force na conferência da Microsoft na E3 2018, é possível que a produtora repita a dose.

A conferência pode, portanto, contar com um trailer estendido e mais informações sobre a jogabilidade e a história da próxima aventura de Goku e seus amigos.

Cyberpunk 2077

A conferência da Microsoft na E3 2018 também foi palco de exibição de um belíssimo trailer de Cyberpunk 2077, o antecipado e ambicioso novo RPG da CD Projekt.

A desenvolvedora polonesa também não está fazendo nenhum mistério sobre sua participação na E3 deste ano: segundo Adam Kiciński, CEO da CD Projekt, essa E3 será a mais importante da história da empresa – e Cyberpunk está incluído no pacote.

Será que a Microsoft vai ser novamente o palco de uma revelação sobre o jogo? Quem sabe, a aguardada data de lançamento do game pode estar próxima.

Divulgação/CD Projekt