
Nudez em Baldur's Gate 3 faz jogadores de Xbox serem banidos
Confira se a função de gravar cenas automaticamente e fazer upload está ativa
Baldur's Gate 3, lançado para Xbox Series há menos de um mês, vem passando por alguns problemas nas plataformas Xbox que incluem suspensão de contas. O motivo por trás dessas suspensões é a gravação e upload de clipes contendo cenas de sexo ou nudez no jogo do Larian Studios.

A notícia das proibições ganhou destaque no Reddit, com um post do usuário Daddy-Vegas, que compartilhou uma captura de tela de três suspensões diferentes na conta Xbox Big Daddy LV, relacionadas a clipes de "diversão nua no acampamento." A suspensão mais longa entre essas três se encerrará em 28 de dezembro de 2024. Vários usuários se uniram em apoio a ele, relatando problemas semelhantes com outros jogos.
Em entrevista ao DualShockers (via Kotaku), Daddy-Vegas explicou que os clipes foram automaticamente enviados para o servidor por meio das configurações do Xbox, resultando na proibição. A suspensão é abrangente e altera fundamentalmente a interação de alguém com o ecossistema Xbox, incluindo a revogação de privilégios para transmissões, upload de clipes e capturas de tela, criação e participação em festas Xbox, edição de perfil e outras formas de comunicação pela plataforma.

Daddy-Vegas relatou ao Kotaku que a proibição ocorreu "em 30 segundos, sem aviso ou chance de corrigir o erro", e provavelmente foi implementada por um bot.
Analisando os padrões da comunidade de Xbox, há uma seção que exige que o conteúdo seja "limpo", proibindo usuários de compartilhar capturas de tela e clipes com "conteúdo sexual." No entanto, como detalhado no site oficial de Xbox, a configuração padrão do console é fazer o upload automático das filmagens para servidores em vez de simplesmente salvá-las localmente no disco rígido do console. Isso pode levar os usuários a inadvertidamente violar essas diretrizes em jogos nos quais há cenas de nudez.

Na entrevista ao DualShockers, Daddy-Vegas afirmou que desativou o upload automático, mas não percebeu que os clipes seriam enviados para os servidores quando gravou essas cenas. Ele argumentou que compreenderia uma suspensão a curto prazo pelo erro, mas considera a suspensão de um ano excessiva.
LEIA MAIS
- South Park: Snow Day não parece muito promissor, convenhamos
- Red Dead Redemption 2: A isca que enganou inúmeros jogadores
- Resident Evil pode ter um ano atípico em 2024
"Eu apenas tirei uma captura de tela de conteúdo apresentado a mim como projetado pelo Larian Studios, em um jogo pelo qual a Xbox me cobrou, usando uma funcionalidade para a qual há literalmente um botão no meio do controle", disse ele ao DualShockers. "Não fiz esforço para criar conteúdo adulto em um jogo, simplesmente documentei o conteúdo apresentado a mim em um jogo claramente classificado como M para Nudez e Conteúdo Sexual Forte. Sinto que é como se você gravasse Game of Thrones no seu DVR e sua companhia de TV suspendesse seu serviço porque alguém estava nu no episódio."
O The Enemy entrou em contato com Xbox em busca de um posicionamento e aguarda resposta. No Brasil, por enquanto, o The Enemy não encontrou relatos semelhantes sobre pessoas que perderam acesso às próprias contas por terem upado vídeos de Baldur's Gate 3 que incluíssem nudez.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.