A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft segue em discussão. Inclusive, na batalha travada entre a gigante da tecnologia e a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, um e-mail antigo de Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, veio à tona e revelou uma estratégia ousada. 

"Nós [Microsoft] estamos em uma posição muito única para poder gastar dinheiro até a Sony falir", escreveu Booty, em 2019, referindo-se aos planos de gastar entre US$ 2 e 3 bilhões em 2020 para evitar que concorrentes saíssem na frente. A informação é do Eurogamer.

Booty prosseguiu resumindo o que era a concorrência e reforçou a necessidade de evitar uma "situação em que a Tencent, o Google, a Amazon ou até mesmo a Sony se tornassem a Disney dos jogos e passassem a deter a maior parte do conteúdo valioso."

Personagem de Halo Infinite.

"No mercado de jogos, o Google está a três ou quatro anos de ser capaz de ter um estúdio funcionando. A Amazon não mostrou nenhuma capacidade de executar conteúdo de jogos", disse.

"O conteúdo é a única vantagem competitiva que temos, em termos de um catálogo que roda em dispositivos atuais e a capacidade de criar novo conteúdo. A Sony é realmente o único outro jogador que poderia competir com o Game Pass, e nós temos uma liderança de dois anos e 10 milhões de assinantes", acrescentou.

A Microsoft argumentou, posteriormente, que o e-mail é antigo e reflete uma estratégia que a empresa nunca seguiu.

"Esse e-mail tem três anos e meio de idade e precede o anúncio de nossa aquisição [da Activision Blizzard] em 25 meses. Ele se refere a tendências da indústria que nunca buscamos e não está relacionado à aquisição [da Activision Blizzard]", disse David Cuddy, gerente geral de assuntos públicos da Microsoft, ao The Verge.

O resto da conversa por e-mail foi mantido em sigilo, embora Booty tenha comentado sobre a Microsoft considerar reverter a promessa de lançamentos simultâneos no Game Pass — algo que outros serviços de assinatura nem sempre oferecem.

"Se voltarmos atrás em relação aos lançamentos simultâneos, será difícil convencer as pessoas de que coisas como o Mixer ou xCloud têm chances de sobreviver ao escrutínio", escreveu Booty.

Essa conversa por e-mail ocorreu um ano após a Microsoft ter comprado o estúdio Ninja Theory, de Hellblade, em junho de 2018, por US$ 117 milhões. Esse valor não foi divulgado na época, mas também foi revelado em documentos judiciais.

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A aquisição da Ninja Theory foi acompanhada pela compra da Turn 10, Playground Games, Compulsion Games e Undead Labs. Mais tarde, em 2020, a Microsoft considerou adquirir a Sega, bem como a Bungie, IO Interactive, Niantic e Supermassive Games. Posteriormente, a Bungie foi adquirida pela Sony por US$ 3.6 bilhões.


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