A Microsoft planeja lançar uma loja mobile para fazer frente à App Store e à Play Store. Em documentos do órgão regulador do mercado britânico (CMA) divulgados pelo The Verge nesta quarta-feira (19), a dona de Xbox revela ter planos para lançar um aplicativo que venda jogos de celular das empresas Activision e King

Na reportagem, o jornalista Tom Warren destaca que os documentos da CMA se referem à análise da aquisição bilionária da Activision Blizzard por parte da Microsoft. 

Imagem de Xbox Cloud Gaming
Reprodução: Microsoft

O órgão britânico pediu para que a proprietária de Xbox defendesse a compra, em que a empresa argumentou que uma grande motivação por trás do acordo é estabelecer sua presença no mercado de jogos mobile. 

“A transação melhorará a capacidade da Microsoft de criar uma loja de jogos de próxima geração que opera em uma variedade de dispositivos, incluindo dispositivos móveis, como resultado da adição do conteúdo da Activision Blizzard”, diz a Microsoft em um dos documentos. 

“Com base nas comunidades de jogadores existentes da Activision Blizzard, Xbox buscará escalar a Xbox Store para dispositivos móveis, atraindo os jogadores para uma nova plataforma mobile de Xbox".

Imagem de Call of Duty mobile
Reprodução: Activision Blizzard

"Afastar os consumidores da Google Play Store e da App Store em dispositivos móveis, no entanto, exigirá uma grande mudança no comportamento do consumidor. A Microsoft espera que, ao oferecer conteúdo conhecido e popular, os jogadores estejam mais inclinados a experimentar algo novo”.

No depoimento, a Microsoft também cita Call of Duty Mobile diretamente como um título que ajudará a alavancar a nova edição mobile da Xbox Store. 

Imagem de Xbox Cloud Gaming
Reprodução: Microsoft

“A transação dá à Microsoft uma presença significativa em jogos mobile. As receitas de jogos mobile da divisão King e títulos como Call of Duty: Mobile, assim como rendimentos auxiliares, representaram mais da metade das receitas da Activision Blizzard no primeiro semestre de 2022”. 

“(...) Atualmente, a Microsoft não tem presença significativa em jogos para dispositivos móveis e a Transação trará a experiência necessária em desenvolvimento, marketing e publicidade de games mobile. A Activision Blizzard poderá contribuir com seus aprendizados desenvolvendo e publicando jogos para dispositivos móveis nos estúdios de Xbox”, argumenta a empresa.

O primeiro passo significativo da Microsoft em direção ao mercado mobile aconteceu com a disponibilização do Xbox Cloud Gaming que, por meio da assinatura do Xbox Game Pass Ultimate, permite que alguns títulos selecionados sejam jogados por meio de celulares e tablets – parte deles, inclusive, com controles touch. 

LEIA MAIS

Aparentemente, a empresa deseja se instaurar ainda mais no mercado mobile. Contudo, caso siga com o desenvolvimento de uma loja para celulares, a Microsoft provavelmente conseguiria lançar o aplicativo apenas para Android, visto que a Apple impede a existência de lojas terceirizadas no iOS. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.