A Microsoft encerrou a produção do adaptador necessário para utilizar o sensor Kinect no Xbox One S e no recente Xbox One X.

"Depois de cuidadosas considerações, decidimos parar a produção do Adaptador do Kinect para Xbox One para focar nossa atenção em lançar acessórios novos e muito pedidos por fãs para Xbox One e Windows 10", disse a Microsoft em comunicado oficial.

O acessório foi oferecido gratuitamente nos primeiros meses após o lançamento do Xbox One S nos Estados Unidos e depois passou a ser vendido pelo preço sugerido de US$ 40.

O anúncio vem poucos meses depois do anúncio do fim de produção do Kinect, no final de outubro.

Sensor revolucionário

Lançado em 2010, o Kinect foi construído como um sensor de movimentos para concorrer com os sensores de movimento dos controles do Nintendo Wii.

Equipado com câmera, sensores de movimento e um microfone, o aparelho foi criado pela equipe do brasileiro Alex Kipman (tanto que o codinome do aparelho era Project Natal, em homenagem à capital do Rio Grande do Norte), ele permite que você mova o corpo para controlar os jogos. Com uma campanha de marketing agressiva da Microsoft, o dispositivo foi alaredado como o futuro do videogame da empresa.

O Kinect tornou-se um dos eletrônicos de venda mais rápida da história quando chegou às lojas, e totalizou cerca de 35 milhões de unidades vendidas.

Na era Xbox One, o Kinect se tornou parte ainda mais vital da estratégia da Microsoft. O console chegou a ser vendido obrigatoriamente com o dispositivo, cujos comandos de voz eram usados para controlar a parte de entretenimento e TV do XOne.

A estratégia não surtiu o efeito esperado pela Microsoft e, frente a concorrência do PlayStation 4, o Kinect deixou de ser obrigatório para baratear o preço do console. Depois disso, o dispositivo foi sendo deixado de lado sem muito alarde.