Simultaneamente com a AMD, que anunciou suas novas placas de vídeo RX 6000, a Microsoft revelou que seus consoles de próxima geração terão integração especial com a arquitetura RDNA 2, utilizada na nova série da AMD. Xbox Series X|S usufruirão de todas as possibilidades que a tecnologia traz.
Além de melhorias gerais em performance, o grande destaque entre os recursos inéditos é o DirectX Raytracing. A tecnologia promete reflexos, sombras e iluminações mais realistas dentro dos games, e será acelerada pelo próprio hardware dos Xbox.
A placa de vídeo também possui Mesh Shaders, que manipulam a geometria em tempo real, dando mais fidelidade e flexibilidade aos desenvolvedores. Já o Sampler Feedback garante eficiência de memória 2,5 vezes maior ao permitir que os jogos carreguem apenas as porções de textura necessárias para a GPU renderizar uma cena.
Por fim, o Variable Rate Shading permite que a placa de vídeo foque nas áreas mais importantes para uma imagem sem perder a qualidade geral do quadro. Dessa maneira, jogos como Gears 5 crescem sua performance em até 15º, trazendo taxas de quadros mais estáveis.
Entre os jogos que se beneficiarão dessas tecnologias, a Microsoft menciona Gears 5, Dirt 5, Watch Dogs: Legion e Assassin's Creed Valhalla. Os Xbox Series X|S chegam ao Brasil em 10 de novembro.