Após quase dois anos de negociações, a compra da Activision Blizzard foi concluída nesta sexta-feira (13). Nesta manhã, a aquisição foi aprovada oficialmente no Reino Unido, permitindo que a Microsoft finalizasse o acordo no valor de quase US$70 bilhões – o mais caro da história dos games.
O órgão regulatório britânico (CMA) divulgou seu parecer final por meio de comunicado, em que esclarece que aceitou de forma definitiva o novo acordo de compra da Activision, em que os direitos de streaming por nuvem ficam a cargo da Ubisoft na Europa.

Sem empecilhos restantes, o acordo de compra foi finalizado horas depois, como celebrado por Phil Spencer em carta aberta publicada no Xbox Wire.
“Como um único time, vamos aprender, inovar e continuar a cumprir nossa promessa de levar a alegria e a comunidade dos jogos a mais pessoas”, escreveu o chefe de Xbox.

“Juntos, vamos criar novos mundos e histórias, levar seus jogos favoritos a mais lugares para que mais jogadores possam participar, e vamos interagir e encantar jogadores de maneiras inovadoras nos lugares onde adoram jogar, incluindo dispositivos móveis, streaming na nuvem e muito mais”.
No pronunciamento, Spencer reafirma a promessa de “disponibilizar mais jogos em mais lugares”, algo que começa de imediato com a inclusão dos jogos da Activision no serviço de nivem na Área Econômica Europeia, compromisso feito à CMA no acordo final.

O chefe de Xbox também afirma que “o trabalho para trazer as queridas franquias da Activision, Blizzard e King para o Game Pass e outras plataformas” começa hoje, além de prometer que atualizações sobre a disponibilização do valioso catálogo serão compartilhadas nos próximos meses.
Na última segunda-feira (9), a Activision informou que as novidades devem chegar “em algum ponto de 2024”.

“Seja você um jogador de Xbox, PlayStation, Nintendo, PC ou dispositivo móvel, você é bem-vindo aqui – e continuará sendo bem-vindo, mesmo que Xbox não seja onde você joga sua franquia favorita. Porque quando todos jogam, todos ganham”, finalizou o executivo.
LEIA MAIS
- Jogos da Activision que agora são da Xbox
- Retorno da franquia Guitar Hero é cogitado por CEO da Activision
- Jogos da Activision Blizzard chegam ao Game Pass apenas em 2024
Anunciada em 18 de janeiro de 2022, a aquisição da Activision Blizzard encontrou resistência regulatória principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido. A proposta de compra ficou um ano e nove meses em análise – o elemento fundamental para o aceite da CMA, no fim, é o encargo da Ubisoft como responsável pelos direitos de nuvem na Europa. Com isso, a fusão no valor de US$70 bilhões se configura como a mais valiosa da história do mercado de games.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!