Indiana Jones e o Grande Círculo terá um segmento de gameplay inédito mostrado para os participantes da gamescom 2024, maior evento de games do mundo, realizado na Alemanha a partir desta quarta-feira (21) até domingo (25). A sequência promete que o jogo da MachineGames, de Wolfenstein, vai dar tanto foco nos mistérios quanto na ação e exploração.
A convite da Bethesda, o The Enemy assistiu a apresentação de cerca de 20 minutos, em um evento digital realizado antes do início da gamescom. O vídeo apresenta as principais mecânicas de gameplay, e finaliza com um segmento completo de exploração nas ruínas da esfinge de Gizé, no Egito.
Indiana Jones e o Grande Círculo se passa em 1937, entre Os Caçadores da Arca Perdida e A Última Cruzada. O posicionamento na linha temporal não é por acaso, já que o jogo pega emprestado praticamente todo o tom, os padrões narrativos e até mesmos algumas das surpresas destes filmes.
A primeira cena da apresentação mostra Indy recuperando uma estátua em um tempo antigo, para obter o verdadeiro tesouro: uma pequena pedra de ouro que parece parte de um quebra-cabeças maior. Enquanto isso, o altar onde o artefato estava afunda, abrindo comportas de areia com o objetivo de ocupar toda a sala. A partir daí, o controle vai para as mãos do jogador (e a câmera, para a terceira pessoa), e Indy precisa descobrir uma saída para escapar.
O pequeno trecho já mostra que o jogo, apesar de ser majoritariamente em primeira pessoa, vai contar com vários trechos curtos em que a câmera muda para a terceira pessoa, como nas animações de travessia com o chicote como corda, algumas passagens por locais estreitos e, claro, as cutscenes, que mostram um modelo 3D de um Harrison Ford rejuvenescido cuja voz, na versão original em inglês, é de Troy Baker.
A inspiração vem de um local inesperado, mas que faz sentido: The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay, game de 2004 atrelado ao filme de Vin Diesel cujo designer chefe, Jens Andersson, se juntou à MachineGames em 2022.
O jogo se inicia após Indiana Jones encontrar à noite um invasor na sala de relíquias da universidade onde trabalha, em 1937. Após o roubo de um tesouro, Indy embarca ao lado da jornalista italiana Gina em uma jornada para descobrir um mistério maior ao redor do mundo, passando pelo Himalaia, pelo Egito, pelo Vaticano e outros locais. A história do jogo gira em torno de uma teoria na qual diversos templos e locais sagrados de diversas religiões estão alinhados latitudinalmente, formando um “grande círculo” ao redor do planeta.
Para descobrir esses mistérios, o jogo contará com um diário no qual Indy vai registrar dados, informações e fotografias — estas últimas podem ser tiradas pelo jogador e são anexadas ao diário. Não é algo muito diferente do que já foi mostrado em Uncharted, por exemplo (o que não deixa de ser irônico, dada a inspiração do game da Sony nos filmes de Indiana Jones), mas parece ser ainda mais complexo, guardando cartas, mapas de cenários e com informações contextuais ligadas à aventura.
O jogo também vai contar com sidequests, que ficarão majoritariamente em áreas abertas, nas quais o jogador poderá explorar antes de seguir para o próximo ponto da história. De acordo com os desenvolvedores, algumas atividades paralelas, sozinhas, podem demorar horas para serem concluídas.
Já o combate será dividido em lutas corpo-a-corpo e momentos nos quais Indiana Jones poderá usar o chicote para desarmar inimigos, além de ocasionais armas de fogo. O título também aposta em espalhar muitas armas de uso único pelo cenário, como tijolos ou martelos, especialmente em locais nos quais é preciso avançar silenciosamente.
Falando em ação furtiva, O Grande Círculo também vai contar com momentos em que Indiana Jones se disfarça para entrar em áreas hostis, como em seções proibidas em uma igreja no Vaticano ou ruínas ocupadas por nazistas no Egito.
Por fim, também vimos um segmento exclusivo, que não será exibido na gamescom, no qual Indiana se infiltra exatamente na ocupação alemã da Esfinge de Gizé. O segmento mostra Indy utilizando todas as armas à disposição, mas chama a atenção mesmo pela resolução variada de quebra-cabeças: em um determinado momento, é preciso resgatar um medalhão de um acampamento, e Indy se disfarça de um trabalhador das ruínas para se infiltrar sem ser visto.
O segmento também mostra um puzzle envolvendo reflexos de luz, indicando que o jogo será tão ou mais focado no lado arqueólogo de Indiana Jones do que aventureiro. Indiana Jones e o Grande Círculo chega em 9 de dezembro para Xbox Series e PC, e em 2025 para PlayStation 5.