Você deve ter percebido que neste ano, mesmo com diversos projetos anunciados, nenhum jogo exclusivo do Xbox apareceu no The Game Awards. Starfield, RedFall e Forza Motorsport são alguns dos títulos em desenvolvimento para a plataforma da Microsoft, porém, Fable é o que passa pelas maiores dificuldades, de acordo com artigo publicado no Windows Central.
Segundo Jez Corden, autor do artigo, o desenvolvimento de Fable pela Playground Games esbarra em algumas políticas da Microsoft, que restringe o uso de ferramentas externas, como a Unreal Engine, forçando os desenvolvedores a adaptarem tecnologias proprietárias, neste caso a ForzaTech.
Apesar de a engine ForzaTech funcionar muito bem em Forza Horizon 5, as adaptações feitas para criar um RPG de mundo aberto se tornaram um gargalo na produção. Além disso, o Corden aponta que suas fontes indicam que regras internas sobre contratos terceirizados aumentam a rotatividade de funcionários, desperdiçando tempo em treinamentos com ferramentas proprietárias.
Entretanto, Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, disse em entrevista ao IGN em novembro que Fable está “fantástico”, que a Playground Games “ama a franquia” e que vai mostrar o progresso do jogo “quando for o momento certo”.
Recentemente foi revelado que Andrew Walsh, roteirista sênior de Horizon Forbidden West, passou a integrar a equipe responsável pela história do novo Fable, o que indica que o desenvolvimento pode ainda estar em um estado inicial.
Outro ponto que reforça essa teoria é a contratação de Walsh vem após a confirmação de que a premiada escritora e designer de narrativa Anna Megill se tornou a líder narrativa do novo Fable. Megill já havia atuado como líder narrativa em Control, da Remedy Entertainment, e tem créditos em Dishonored: Death of the Outsider, assim como em Avatar: Frontiers of Pandora, da Ubisoft.
Leia mais
- Chefe de Xbox reconhece demora de exclusivos e promete melhora para 2023
- Roteirista de Horizon Forbidden West entra para equipe de Fable
- Jovem que invadiu palco do The Game Awards é preso
Phil Spencer disse no final de outubro que reconhece a demora para a chegada de novos grandes títulos dos consoles e serviços da Microsoft, mas prometeu melhora para 2023.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!