Enquanto parte do mundo aguarda esperançosamente pelo novo Fable, que está em desenvolvimento no estúdio Playground, de Forza, há quem ainda precise passar pela iniciação neste universo fantástico. Era o meu caso até pouco tempo atrás, por exemplo.

Castelo de treino em Fable.

Disponível no Xbox Game Pass, Fable Anniversary é uma versão remasterizada do jogo de 2004, que deu origem à franquia. Se, como eu, você nunca havia tido contato com a série até então, saiba que a remasterização é uma ótima introdução a um universo mágico, cômico e amigável.

Por enquanto, devo confessar que avancei bem pouco na história. De qualquer forma, já me apeguei ao sistema de combate com espada e magia, que é absolutamente simples de entender e dominar.

Crianças em Fable.

A graça não está em enfrentar inimigos super poderosos em duelos desafiadores, mas, sim, em acertar o tempo da defesa para encaixar os melhores golpes possíveis e eliminar elementos hostis usando as habilidades de que você mais gosta, simplesmente.

Soltos em um mundo relativamente vasto, jogadores não apenas lutam contra criaturas como podem criar laços com NPCs e até mesmo comprar propriedades. É surreal como, em um mundo cheio de modelos de personagem cabeçudos e repetidos, você se sente abraçado pelos coadjuvantes não jogáveis.

As reações emocionais às interações do jogador, expressadas por meio de símbolos de coração, por exemplo, são cativantes. As missões secundárias, ainda que repetitivas, costumam não levar tanto tempo para que sejam cumpridas. Até mesmo os minigames valendo dinheiro, como o jogo da memória, podem nos manter presos por muitos minutos em busca de dinheiro para comprar equipamentos melhores.

Cena dramática em Fable.

Fable Anniversary me levou de volta no tempo até um período em que os jogos de aventura não eram majoritariamente situados em mundos abertos excessivamente gigantes e nem buscavam uma proximidade tão grande de produções cinematográficas à la Hollywood. Tudo é mais simples, e, mesmo assim, há como curtir cada segundo da experiência.

Enquanto a parte de ação e progressão do jogo até é meio genérica, a quantidade de opções interativas durante a campanha, seja por meio das lojas ou dos já citados NPCs, com os quais podemos até nos casar, compensa cada minuto investido.

O mundo de Fable parece vivo o bastante para sempre reagir à presença do jogador da maneira ideal. Não apenas oferecendo desafios e recompensas, mas também permitindo que a simplicidade cotidiana de dar oi para alguma pessoa pareça fazer sentido como mecânica de jogo.

Despretensioso e divertido, Fable Anniversary se mostrou uma excelente introdução à franquia. Se você também quer se preparar para o novo jogo da série, baixe sem medo de ser feliz.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em TwitchTwitterFacebook e no TikTok.