Desde 2001, quando o Xbox original chegou às lojas, a Microsoft alterou e iterou significativamente os controles de seu console.

Nos últimos quase 20 anos, a empresa criou designs infames, adorados, controversos e excelentes para os controles da família Xbox, e cada um achou espaço (para bem e para mal) na história da indústria.

Confira abaixo a evolução que os controles de Xbox passaram, do console original ao Series X.

 

 

The Duke

xbox-controle-the-duke

Provavelmente o mais controverso entre os designs criados para a Microsoft, o controle original do Xbox - mais tarde apelidado de “The Duke”, em homenagem ao filho do gerente de hardware da divisão, Brett Schnepf - não tinha um visual ou estética particularmente convidativas.

O design surgiu mais por necessidade do que qualquer outra coisa: em uma matéria da Engadget, a designer industrial Denise Chaudhari revela que a fabricante japonesa Mitsumi Electric se recusou a produzir uma placa de circuitos semelhante ao do DualShock, com um formato dobrado.

O resultado foi um controle três vezes maior do que o do PlayStation 2.

Criticado fortemente por seu tamanho e peso excessivos, e não ser particularmente ergonômico para mãos menores, o Duke acabou logo sendo abandonado pela Microsoft.

Ainda assim, Chaudhari e a equipe da Xbox trabalharam o máximo possível para deixar o controle acessível, e vendo acima é possível ver a base das versões de seus consoles futuros: o layout de botões, uma alavanca analógica na parte superior esquerda e outra na inferior direita, o direcional no canto inferior, os gatilhos traseiros, etc.

Além disso, o Duke contava com dois botões extras (um branco e preto) e uma entrada para cartão de memória, semelhante ao VMU do controle do Dreamcast. O cabo do controle também tinha uma trava de emergência que desconectava o periférico do console em si, para impedir muito dano no caso de alguém tropeçar nele.

Apesar de todas as críticas, o Duke tem uma parcela significativa de fãs, e em 2018 Seamus Blackley, um dos principais responsáveis pelo projeto do Xbox original, junto com a empresa Hyperkin, reviveu o controle com uma nova versão para o Xbox One.

Evan-Amos/Reprodução

Controle S

xbox-controller-s

Substituto do Duke, o Controle S começou como o controle de Xbox para o Japão, após pesquisas indicarem que o público local odiava o design do periférico original do console.

Sendo assim, uma nova versão do controle foi elaborada, sendo significativamente menor do que seu predecessor, e modificando o posicionamento dos botões Start e Back para o lado esquerdo inferior, enquanto os botões preto e branco foram para o lado baixo direito.

Esta versão logo se provou popular fora do Japão, e a Microsoft acabou aposentando o Duke em favor do S.

O design ainda precisou ser refinado nas gerações seguintes, mas no fim a estrutura do S serviu como base para os futuros controles da Microsoft.

Evan-Amos/Reprodução

Controle de Xbox 360

xbox-360-controle

Provavelmente o controle mais famoso - e certamente o mais popular - criado pela Microsoft, o periférico do Xbox 360 seguiu e melhorou ainda mais o conceito e design apresentado pelo S.

Os botões preto e branco foram removidos do controle, mas ele ganhou dois botões laterais - também conhecido como “bumpers” -, enquanto o Start e Back foram novamente centralizados, mas agora em uma parte muito acessível, com um logotipo bem menor em relação ao Duke e ao S.

Este logotipo, porém, tinha uma função extra, sendo o botão Guide, capaz de trazer informações relevantes ao jogador (como seu número em partidas multiplayer), acessar a Home, e desligar o console remotamente.

O controle original do Xbox 360 vinha tanto com uma versão com cabo quanto sem fio, com esta última necessitando de pilhas para funcionar - um ponto de comparação importante com o do PS3, que trazia uma bateria interna.

Mesmo mais de uma década depois de sua chegada ao mercado, o controle do Xbox 360 ainda se mostra surpreendente popular, ganhando vitalidade extra graças a sua compatibilidade com o Steam no PC, sendo a opção mais popular da plataforma até 2018.

Evan-Amos/Reprodução

O D-Pad especial

xbox-360-controle-transforming-d-pad

Este controle era essencialmente uma variante da versão normal do Xbox 360, mas com uma diferença importante: seu D-Pad poderia ser alterado a qualquer momento.

Certamente o principal ponto fraco do design original do controle do X360, seu direcional era considerado particularmente “mole” e pouco preciso em relação a seus competidores.

Sendo assim, esta versão do controle poderia ter o D-Pad mudado para oito ou quatro direções, dependendo da preferência do usuário.

Alphaton/Reprodução

Controle do Xbox One

xbox-one-controle

O controle do Xbox One mantém o estilo básico da sua contraparte no Xbox 360, mas com algumas mudanças importantes.

A frente do controle tem uma superfície muito mais reta do que a de seu predecessor, que era mais arredondado e com curvas. O botão Guide também foi posicionado mais acima do que sua versão anterior, ficando bem no topo do periférico.

O direcional, por sua vez, foi simplificado para apenas quatro direções, enquanto os botões Start e Back foram substituídos por Menu e View, respectivamente.

O controle do Xbox One vinha apenas em versão sem fio, e como no caso do Xbox 360 é preciso usar pilhas ou um carregador especial para energizá-lo, ou no mínimo conectar um cabo de Micro-USB.

Com o passar dos anos, o controle básico do Xbox One foi ganhando pequenas alterações e melhorias de qualidade de vida em seus modelos, desde a inclusão de uma entrada de fone de ouvido até conectividade com dispositivos Bluetooth.

Mas há sempre espaço para melhorar ainda mais.

Microsoft/Divulgação

Controle Elite

xbox-one-controle-elite

Lançado em 2015, o Elite é, como próprio nome indica, uma versão especial e melhorada do controle do Xbox One, repleto de mudanças para melhorar a experiência de jogo do usuário.

Com uma estrutura em aço, o controle e extremamente customizável, com o jogador podendo escolher diferentes opções de alavancas analógicas (incluindo modelos tradicionais, mais côncavos ou convexos) e substituir entre um direcional de 4 ou 8 direções.

Os gatilhos do controle também são especiais, tendo um nível de sensibilidade muito maior em relação aos originais, botões em pá na parte traseira, e a empunhadura com textura em borracha melhora a aderência nas mãos.

Além de tudo, o jogador pode definir e remapear os botões e elementos de sensibilidade do controle, sendo possível até guardar layouts diferentes.

Microsoft/Divulgação

Adaptive Controller

xbox-adaptive-controller

Lançado em 2018, o Adaptive Controller foi criado especialmente para permitir mais acessibilidade ao público.

Por meio dele, pessoas com deficiências motoras podem programar e adaptar diferentes opções de mapeamento de botões, além de entradas em USB e 3.55mm para diferentes dispositivos que podem substituir alavancas analógicas e botões extras.

O controle é compatível com o Xbox One e Windows 10, mas a Microsoft já indicou que a intenção é de que ele possa ser usada em qualquer plataforma, incluindo da Nintendo e Sony.

A iniciativa foi extremamente elogiada, e o controle chegou a ser eleito como uma das maiores invenções do ano pela revista Time.

Microsoft/Divulgação

Controle Elite Series 2

xbox-controle-elite-series-2

Em 2019, quatro anos depois do lançamento do Elite, a Microsoft lançou uma nova edição especial do controle, com algumas mudanças importantes em relação a seu predecessor.

Além de todos os elementos customizáveis de seu predecessor, o Elite V2 também conta com um novo nível de sensibilidade para os gatilhos, uma empunhadura ainda mais revestida por uma textura de borracha especial, e conectividade com dispositivos Bluetooth.

Microsoft/Divulgação

Controle do Xbox Series X

xbox-series-x-controle

O mais novo controle da Microsoft, o periférico do Series X parece ser, em essência, um meio-termo entre o controle do Xbox One tradicional com os modelos Elite, além de alguns extras.

A adição principal adição em termos de botões é o Share, localizado bem no centro do controle e que, como o próprio nome indica, foi feito para compartilhar grandes momentos de partidas ou jogos com seus amigos e seguidores.

O direcional conta com um novo formato, que parece tentar misturar os dois modelos implementados no Elite de uma vez só, dando um relevo especial para as quatro direções principais sem perder as outras no processo.

O botão Guide continua na parte de cima, mas agora sem uma separação tão clara como no caso do Xbox One. Os gatilhos e botões laterais, por sua vez, agora contam com uma textura especial para o jogador ter um contato mais preciso com eles.

O controle também contará com conectividade com dispositivos Bluetooth, e como seus predecessores terá um sistema de feedback háptico, mas (ao que tudo indica) não trará uma evolução tão significativa quanto o rival DualSense promete ao PlayStation 5.

Além disso, o controle ainda precisará de pilhas ou baterias recarregáveis especiais para funcionar sem fio.

Microsoft