Em nosso preview, já deixamos exposta a surpresa com a competência de Minecraft Legends de traduzir o gênero estratégia para o mundo de Minecraft. Agora, após jogar o título completo, o elogio fica para a simplicidade com a qual isso é feito.
A tarefa de Legends não era das mais fáceis. Assim como foi feito com Dungeons, o desafio dos desenvolvedores da Blackbird Interactive foi criar um jogo de gênero completamente diferente do sandbox original da Mojang e respeitar o legado de Minecraft, missão na qual foram bem-sucedidos.
Fazendo parte da ação
O foco em Minecraft Legends é dar ao jogador o poder de escolher como progredir em diferentes capítulos da história e lidar com inimigos específicos. Para tal, são utilizados recursos colhidos nos mapas como madeira, pedra, ferro e afins para gerar exércitos aliados.
O conceito é um dos mais tradicionais dos games já estabelecido por títulos como Warcraft, StarCraft, Age of Empires e tantos outros e é bem colocado em Legends, não há como superar os desafios propostos pela campanha sem entender o mínimo dos fundamentos do gênero.
Porém, o diferencial de Minecraft Legends é usar a perspectiva de terceira pessoa para colocar o jogador no meio de toda a ação. Diferente dos maiores expoentes do gênero, aqui, controla-se um avatar que deve construir estruturas e comandar as tropas de perto, guiando exércitos para lutas ou mesmo dando uma de urbanista e criando diferentes castelos por aí.
Em determinado momento da história, o jogador começará a precisar cada vez mais de unidades específicas e planejar suas batalhas para lidar com obstáculos, seja usando creepers para abrir buracos nas defesas dos piglins ou dividindo funções para cada tipo de unidade.
Sendo sincero, algumas missões podem ser consideradas até ligeiramente difíceis, mas nada insuperável, basta interpretar as recomendações dos NPCs Previsão, Ação e Conhecimento ou ler com atenção quais os pontos fortes de cada unidade no campo.
Basicamente, o loop de gameplay de Minecraft Legends será juntar recursos, construir upgrades para coletar diferentes tipos de minérios, criar exércitos poderosos e atacar bases de piglins, que invadem o mundo de Minecraft e ameaçam os villagers.
Isso segue dessa forma do começo ao fim do jogo, o que muda e pode refrescar a experiência são os desafios que pedem por novas unidades ao longo do caminho. Ainda assim, o jogo rapidamente se torna um pouco repetitivo na campanha principal.
Uma “história” original
A promessa de Minecraft Legends foi a de contar a primeira história original de Minecraft e, de fato, isso acontece. Porém, os trechos iniciais são definitivamente melhores que os posteriores.
O começo apresenta o jogador ao mundo de Minecraft como uma espécie de guardião, guiado pelas entidades Previsão, Ação e Conhecimento, que clamam por ajuda para lutar contra a invasão dos piglins vindos do Nether.
No início, pequenos trechos cinematográficos mostram piglins maiores como comandantes em volta de mesas de guerra, como se o jogador estivesse realmente prestes a participar de um grande conflito, mas isso nunca acontece…
Após o primeiro capítulo, uma espécie de longo tutorial, os piglins criam o primeiro portal para a terra mudando até o sol. No início do capítulo seguinte, o jogador deve criar exércitos e lidar com múltiplos pontos de controle com mais portais de piglins enquanto descobre upgrades tanto para coletar recursos diferentes ou gerar novas unidades.
A partir daí, pouca coisa muda, não há nenhum tipo de desenvolvimento. Invés disso, seguimos com mais e mais conflitos, com alguns inimigos diferentes de outros e desafios para superar, porém, não há muita evolução.
Um jogos simples em sua complexidade
Com modos diferentes de jogo em vista incluindo o PvP online, Legends traz diversas maneiras de tornar a experiência mais complexa, embora quase nada seja estritamente necessário para jogar a história.
Há muitas opções de upgrades e unidades avançadas de combate como os temidos Warriors ou catapultas de TNT com redstone, mas isso raramente será usado além dos tutoriais e apenas servem para mostrar as possibilidades.
Dessa forma, Legends se torna uma experiência com equilíbrio entre a estratégia necessária para apenas aproveitar um breve jogo inédito de Minecraft e as possibilidades geradas para partidas PvP contra amigos.
Assim sendo, Minecraft Legends é uma ótima opção para fãs do sandbox da Mojang, uma porta de entrada para o gênero de estratégia — cada vez mais definido como um nicho — e também uma atividade interessante para quem quiser explorar cada possibilidade de suas mecânicas, embora possa decepcionar um ou outro pela simplicidade na apresentação.
Minecraft Legends chega em 18 de abril para PS4, PS5, Nintendo Switch, PC, Xbox Series e, já desde o primeiro dia, como parte do catálogo do Xbox Game Pass.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!
- Lançamento
18.04.2023
- Publicadora
Xbox Game Studios
- Desenvolvedora
Blackbird Interactive
- Censura
10 anos
- Gênero
Ação/Estratégia
- Testado em
Xbox Series S