Antes de realmente pegar LEGO Star Wars: A Saga Skywalker para jogar inteiro, eu pude participar de uma demonstração de cerca de 44 minutos do jogo e, como já mencionei na prévia, ele entregou tudo o que prometeu. E, agora, posso dizer que, além disso, entregou tudo e mais um pouco.

Esse é um título da TT Games que sintetiza tudo o que eles já fizeram até então e transforma o simples ato de jogar em diversão sem fim com aquele gostinho nostálgico. Ele reúne todos os nove filmes da saga adaptados em versão LEGO, além de novas mecânicas e outras novidades.

O que me atrai em jogos da LEGO são os alívios cômicos que, no caso desse jogo, são incríveis. Isso não tira, em momento algum, o peso da história e de todos os acontecimentos, apenas torna mais divertido do que sentar e assistir o filme com as mesmas cenas. E embora os jogos sejam um grande “copia-e-cola” nas mecânicas e estruturação, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker veio para transformar tudo isso.

Como já mencionado, o jogo reúne todos os filmes de Star Wars e, cada um deles é dividido em 5 missões principais, que, ainda assim, dão ao jogador um poder de exploração e liberdade suficiente para finalizá-las como quiser.

Se você quiser começar pelo Episódio IV, tá tudo bem. Você pode. Se quiser seguir a ordem cronológica, também pode. Você é dono do seu destino nessa galáxia distante.

Durante o modo história, você alterna entre os personagens principais que são plano de fundo para as histórias. Basta pensar nos filmes e você saberá mais ou menos quem poderá controlar durante sua jogatina do modo história. O mundo aberto aqui também não está tão presente e não te dá muita liberdade, já que é algo mais linear. Alguns NPCs vão estar disponíveis para tagarelar por aí, no entanto.

O mais legal é que, depois de terminar ele, você poderá controlar diversos outros personagens — os quais você vai desbloqueando com o passar do jogo. E, acredite: são muitos personagens. Mais de 400 deles, incluindo, óbvio, os clássicos como Luke Skywalker, Darth Vader, Princesa Leia até Jar Jar Binks (e a presença dele é sempre divertida), R2D2, C-3PO e muitos outros.

Você tem uma “party” com os personagens e pode alternar entre eles durante toda a jogatina. Alguns quebra-cabeças precisam de personagens específicos para abrir e alguns segredos escondidos só são liberados para o personagem certo.

A possibilidade de jogar com os diversos personagens traz um frescor necessário para o jogo que, aliado com a comicidade e fórmula dos jogos LEGO, entrega uma experiência divertida e nenhum pouco entediante ao jogador. Eu passaria horas jogando esse jogo.

Falando sobre a parte do combate e novas mecânicas, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker realiza o sonho de muitos jovens (e adultos) fãs da icônica franquia.

Algumas mecânicas naturais de jogos LEGO foram recicladas e outras adicionadas para elevar a jogabilidade à um nível de fan service altíssimo: é possível usar o poder da Força para jogar objetos em inimigos, usar seu sabre de luz como um boomerang, e combinar diversos ataques em combos poderosos.

Cada personagem foi algo único conforme sua “classe”, que somam 10 no total. As lutas contra inimigos e mesmo chefes são consideravelmente fáceis, especialmente para quem está acostumado com videogame, mas não deixam de ser divertidas pelo tanto de possibilidades de movimentos, combos, armas e coisas para fazer.

O combate corpo-a-corpo está bem mais fluído do que em outros jogos anteriores. Mirar em diferentes partes do corpo dos inimigos pode causar mais ou menos danos, conforme a parte específica. Há também um sistema de contra-ataque corpo-a-corpo onde o jogador aperta Y e diversas opções de combos possíveis.

Há também a possibilidade de montaria nos Episódios e, sério, achei sensacional. Não é algo necessariamente novo no mundo dos jogos, mas montar em um Dewback (que eu passei horas tentando lembrar do nome) para ir até o ponto da próxima missão é incrível. Juro.

Além disso, você também pode pilotar naves em pequenos minigames. Pilotá-las quer dizer acelerar, se mover e atirar. Eu, particularmente, não sou fã de jogos de nave e não gostei nenhum pouco desse recurso/minigames. Essa eu passo, obrigada.

A câmera também teve sua mudança: de uma perspectiva acima do jogador vindo para os ombros dele (em um sistema over the shoulder), tornando tudo mais fluido.

Para os jogadores que adoram platinar jogos, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker é um prato cheio. Existem muitos colecionáveis em todo o jogo. E mesmo que com muito tempo de jogo acabe se tornando um pouco repetitivo, acho difícil cansar dele porque a opção de troca de personagens dá o toque especial para o fator de rejogabilidade aqui.

O jogo inteiro possui suporte ao português do Brasil com dublagens excelentes e legendas bem traduzidas. Como é um condensado de todos os filmes da saga, obviamente algumas coisas se perdem, já que é um conteúdo consideravelmente grande para adaptar. Se jogado linearmente, sem se desfocar da missão principal de cada Episódio, é possível terminar o jogo em cerca de 20 horas. Mas há muito — muito — mais jogo para explorar.

As cenas são, em sua maioria, fiéis às adaptações cinematográficas, mas, como já mencionado, podem acabar frustrando o fã de longa data que espera por algo mais detalhado. Serve, principalmente, como uma boa introdução a jogadores e fãs novos.

Um detalhe importante que me fez muito feliz em LEGO Star Wars: A Saga Skywalker é que ele nunca me deixou perdida durante a missão principal. Sempre há um ponto amarelinho que me guia para onde eu devo ir e palavras que expressam exatamente o que eu devo fazer. 

Para alguns jogadores, pode ser chato ter essa experiência de exploração e descoberta cortada assim, mas pra mim foi perfeito. Eu gosto de jogos que me dizem o que fazer, quando fazer e onde fazer. E, claro, por ser um jogo com foco em crianças e famílias, ele é bem intuitivo e mesmo assim dá tudo mastigado para os jogadores.

E, caso você não queira explorar essa galáxia sozinho, não se preocupe, o jogo conta com multiplayer cooperativo local para até dois jogadores. Então pode chamar seu mozão, amigo, pai, mãe, papagaio e quem você quiser para encarar esse desafio e passear por Coruscant, Naboo ou qualquer lugar da famosa e icônica saga.

LEGO Star Wars: A Saga Skywalker é uma homenagem carinhosa à franquia Star Wars que vai agradar de velhos fãs da saga a jogadores novos que sequer sabem escrever Obi-Wan Kenobi.

É leve, divertido, cômico e entrega horas e horas de diversão. O jogo manteve mecânicas de títulos anteriores e adicionou novas que o fazem parecer algo totalmente “novo”, mesmo que as histórias já sejam conhecidas.

  • Lançamento

    05.04.2022

  • Publicadora

    Warner Bros. Interactive Entertainment

  • Desenvolvedora

    TT Games

  • Censura

    10 anos

  • Gênero

    Ação-Aventura

  • Testado em

    Xbox Series S

Nota do crítico