Fãs de corrida estão há anos sem novidades significativas no Xbox. Claro, séries como Forza Horizon estão entre nós para atender a alguns públicos específicos, mas, o jogador que busca uma experiência mais próxima da simulação anda sem grandes ofertas.

Para resolver essa situação, Forza Motorsport recebeu o que pode ser considerado um reboot da série e, não apenas chega oferecendo conteúdo para todo tipo de aficionado por carros, como brilha ao atender as expectativas dos que gostam de simulação no console.

imagem de gameplay de forza motorsport
Turn 10 Studios

Do arcade à simulação

Desde o começo, Forza Motorsport estabelece sua proposta, vendida desde os primeiros trailers de anúncio do jogo. Diferente de outros games de corrida com viés mais arcade, no qual o foco é fazer uma coleção de carros e ir sempre em busca do mais rápido, aqui, o aspecto principal é dominar um veículo, aumentar de nível, desbloquear novas partes e utilizar todo o aprendizado para evoluir como piloto.

imagem de gameplay de forza motorsport
Turn 10 Studios

O apelo de simuladores está presente de maneira muito forte em Forza Motorsport, mais do que colecionar troféus, o game motiva os jogadores a tentarem melhorar seus tempos, manipular e alterar componentes do carro e, em determinados momentos, até a aumentar o nível de dificuldade, reduzir assistências e por aí vai.

Diga-se de passagem, cada ajuste em Forza Motorsport é capaz de transformar o jogo completamente. Apenas por desligar o auxílio de freios, tudo já fica mais difícil. Aumentar o nível de dificuldade da IA promove corridas muito mais desafiadoras, mexer nas regras dos campeonatos altera completamente a exigência do percurso e tudo mais.

imagem de gameplay de forza motorsport
Turn 10 Studios

Ao aumentar de nível com carros por ganhar experiência com conquistas como concluir trechos, ultrapassagens, concluir corridas e afins, mais opções de personalização são adicionadas e o jogador pode, com isso, editar minuciosamente o veículo, mudando transmissão, motor, escapamento e coisas do gênero, assim como tunagens rápidas são oferecidas para alterações ainda mais cirúrgicas.

Obviamente, quem busca uma experiência voltada para o arcade, também tem um prato cheio, basta manter ajudas ligadas e, até em modos online, jogadores são classificados de acordo com a performance, mas esta leva em consideração as regras utilizadas e nível de simulação do jogador, usando pontos para parear todos apenas com pilotos de nível condizente.

imagem de gameplay de forza motorsport
Turn 10 Studios

Sinta-se um piloto

Seja em experiência arcade ou voltada para a simulação, Forza Motorsport faz um trabalho primoroso com a imersão. Usando controle ou volante, a resposta é mais refinada, dadas as limitações do pad de Xbox, mas, ainda assim, é possível sentir direção, suspensão, freios, troca de marchas e mais.

imagem de gameplay de forza motorsport
Turn 10 Studios

Com exceção de alguns detalhes não tão notados como lombadas nas curvas e afins, a Turn 10 parece não ter poupado esforços para tentar oferecer uma experiência imersiva para o jogador.

Som também é um ponto relevante. Os primeiros minutos de Forza Motorsport coloca o jogador para pilotar os novos modelos de 2023 do game, no caso, Cadillac Racing V-Series.R e Corvette E-Ray e, após os tutoriais, sente-se a diferença no barulho dos carros ao passar a dirigir um Subaru STI S209, por exemplo, o que enriquece a experiência e aprimora o sentimento de imersão.

imagem de gameplay de forza motorsport
Turn 10 Studios

Aproveitando o tópico para falar de visual, o jogo consegue manter a taxa de quadros estável em 60 fps dependendo da opção gráfica escolhida, em uma sacada inteligente, para uso e recursos como Ray Tracing e afins, o jogo sacrifica resolução invés de quadros, o que, depois de algumas horas em meio às tantas exigências de uma corrida, passa quase despercebido.

Os diversos modos de jogo também oferecem cada um sua experiência. Ao concluir a primeira Copa dos Construtores, o jogo se abre e passa ser possível participar de eventos de carros antigos, sedan, esportivos, protótipos e mais, isso é, caso o player tenha créditos suficientes para adquirir o veículo específico, o que adiciona uma camada de progressão interessante.

imagem de gameplay de forza motorsport
Turn 10 Studios

Já nos modos online, tudo é colocado à prova. Muitos dos eventos requerem veículos muito específicos para participar e, com isso, ao menos no início do game, é tudo muito justo. Quase todos os jogadores contam com as mesmas condições e, dessa forma, o resultado será de quem pilotar melhor.

Porém, nem tudo agradou. Neste primeiro momento, sem atualizações ou patches para correção, as regras se mostram inconsistentes, com colisões que geram derrapagens terríveis saindo sem avaliação, enquanto apenas por sair com duas rodas da pista, recebe-se mais um segundo no tempo total, o que fere a experiência buscada por quem deseja competir online.

imagem de gameplay de forza motorsport
Turn 10 Studios

Ainda falando das colisões, esse foi o aspecto mais fraco até o momento. Nos modos single-player, a IA se mostrou agressiva demais, porém, ainda assim, colisões não impactam na direção e o mesmo acontece online, sair por aí batendo em todos os outros carros parece causar pouco, se não, ironicamente, nenhum impacto, a não ser que componentes sejam danificados.

Uma nova geração de simuladores para Xbox

imagem de gameplay de forza motorsport
Turn 10 Studios

Depois de horas pilotando em Forza Motorsport, a única sensação foi a de que o lançamento é um simulador de corrida genuíno, cujo foco está em oferecer experiências agradáveis para todos os tipos de jogadores.

Quem quer apenas pegar o controle e correr, está bem servido, enquanto quem procura um simulador com opções variadas e possibilidades numerosas de personalização também tem um ótimo jogo em Forza Motorsport.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

Nota do crítico