A compra da Activision Blizzard pela Microsoft está próxima da conclusão no Reino Unido. Nesta sexta-feira (22), o órgão regulador de mercado britânico (CMA) mudou o parecer sobre o acordo, aprovando a aquisição provisoriamente. 

A consulta final será realizada em 6 de outubro, quando o órgão revisará o caso. Um parecer final deve ser emitido até 18 de outubro. A não ser que as condições apresentadas pela Microsoft mudem drasticamente, o esperado é a aprovação da compra da Activision (via VGC). 

Jogos da Activision Blizzard
Activision Blizzard

Até o momento, o CMA se mostrava como um grande impasse para a fusão. Em abril, o órgão barrou a compra diante do receio de um monopólio em cloud gaming. 

No apelo da decisão, a Microsoft propôs a venda dos direitos de nuvem para a Ubisoft, o que foi decisivo para a mudança de resolução do órgão britânico. 

Foto da sede da CMA no Reino Unido
Alamy (via pink.citeline)

“Embora o CMA tenha identificado preocupações residuais limitadas com o novo acordo, a Microsoft apresentou soluções que o CMA concluiu provisoriamente que deveriam resolver essas questões”, diz o comunicado sobre a aprovação provisória.

“(...) Para resolver essas preocupações, a Microsoft ofereceu soluções para garantir que os termos da venda dos direitos da Activision à Ubisoft sejam executáveis pelo CMA. O CMA concluiu provisoriamente que esta proteção adicional deverá resolver essas preocupações residuais”, concluiu o órgão.

Imagem de Crash Bandicoot 4 Its About Time
Activision Blizzard

No Twitter, Brad Smith, presidente da Microsoft, disse que a empresa “se sente encorajada com o desenvolvimento positivo do processo de revisão do CMA”.

LEIA MAIS

“Apresentamos soluções que acreditamos atenderem totalmente às preocupações restantes do CMA relacionadas ao streaming de jogos em nuvem e continuaremos trabalhando para obter aprovação para fechar antes do prazo final de 18 de outubro”, escreveu o executivo.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!