Geoff Keighley, idealizador do Summer Game Fest, parece ter aproveitado o cancelamento da E3 para promover promover o próprio evento. Quase simultaneamente ao anúncio da ESA, ele divulgou um vídeo no próprio Twitter em que lembra as pessoas sobre o Summer Game Fest. 

Em resposta a Keighley, seguidores do apresentador e outros usuários ironizaram o fato de que a E3 mal havia sido cancelada quando ele se aproveitou da oportunidade para promover o Summer Game Fest. A atitude é vista, por uns, como algo normal entre competidores. Para outros, foi uma falta de respeito. 

O primeiro Summer Game Fest começou em maio de 2020 e durou alguns meses. Com o início da pandemia do COVID-19, a E3 daquele ano havia sido cancelada, assim como a Gamescom. O apresentador, que trabalhava com a ESA, deixou a organizadora da E3 naquele ano para promover o próprio evento.

Originalmente, tratava-se de um período cheio de apresentações digitais de diferentes empresas. No primeiro Summer Game Fest, jogos de destaque incluíam Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 e Crash Bandicoot 4: It's About Time.

No ano seguinte, em 2021, o Summer Game Fest foi mais curto, indo de junho até julho. No período, diferentes empresas realizaram as próprias apresentações digitais sob o guarda-chuva que chamamos de Summer Game Fest.

Como você pode ter percebido, o evento de Geoff Keighley passou de uma alternativa à E3 para um competidor direto da E3 situado exatamente na mesma janela. Isso se repetiu em 2022, que foi a edição mais curta do Summer Game Fest (9 a 12 de junho).

A live principal do Summer Game Fest em 2023 ocorrerá no dia 8 de junho. Geoff Keighley reiterou a data por meio da publicação no Twitter mencionada acima. Outras transmissões ao vivo de diferentes empresas devem ocorrer nos dias seguintes sob o guarda-chuva do Summer Game Fest.

Em 2023, aliás, pela primeira vez na história, o Summer Game Fest contará também com uma edição física, no YouTube Theater, em Inglewood, Califórnia, nos EUA.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!